Cuiabá já utiliza nova técnica para tratar câncer no sistema nervoso central

por GazetaMT

11 de Setembro de 2017, 07h02

Cuiabá já utiliza nova técnica para tratar câncer no sistema nervoso central
Cuiabá já utiliza nova técnica para tratar câncer no sistema nervoso central

Muitos tipos de tumor têm origem no cérebro e na medula espinhal, que, juntos, compõem o sistema nervoso central (SNC). Eles podem surgir em diferentes áreas e são passíveis de tratamento menos doloroso e mais eficaz para o paciente com a implantação do reservatório de Ommaya, um dispositivo, em forma de cúpula, colocado por sob o couro cabeludo, para acesso ao ventrículo lateral do cérebro através de um cateter, e destinado a aplicação de quimioterapia intratecal.

Essa técnica adotada nos grandes centros do mundo e do Brasil é disponível tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto coberto por planos de saúde e particular também. Esta técnica garante um tratamento menos incômodo e indolor para o paciente que tenha indicação de quimioterapia intratecal, possibilitando uma melhor qualidade de vida e o menor risco de infecção devido punções lombares seriadas, apesar do tratamento quimioterápico.

Vamos entender como funciona, até o surgimento do implante de reservatório de Ommaya a quimioterapia era feita através de punções lombares diárias, que são dolorosas e aumentam o risco de infecção em pacientes já imunossuprimidos, tanto pela quimioterapia e radioterapia sistêmica como pelo próprio câncer.

Com a instalação do reservatório de Ommaya, a medicação é injetada diretamente no sistema ventricular do cérebro, sem a necessidade de punções lombares diárias; possibilita também de forma menos indolor e rápida,  a coleta de liquido cefalorraquidiano para análise e seguimento terapêutico. O reservatório de Ommaya também pode ser utilizados em casos aonde a quimioterapia intratumoral está indicada, bem como é utilizado em alguns trials com immunotepaia. O procedimento é feito aqui mesmo em Cuiabá em poucas horas e é muito utilizado em crianças nos grandes centros. Aqui em Mato Grosso realizamos o primeiro implante numa mulher de 41 anos há uma semana com grande sucesso.

A principal vantagem da técnica é que os quimioterápicos tem uma dificuldade de ultrapassar a barreira hematoencefálica quando administrado por via sistêmica, diminuindo assim o efeito no sistema nervoso central, com essa técnica a medicação consegue chegar com elevada concentração independentemente de suas propriedades físico-químicas.

Sabemos que qualquer tratamento para câncer é difícil tanto para o paciente quanto para os familiares, mas não quer dizer também que o paciente está condenado à morte. Com as novas tecnologias em conjunto com as novas técnicas podem garantir uma maior sobrevida global e sobrevida livre de doença com uma melhor qualidade de vida para o paciente com câncer.

Dr. Roger Rotta é Neurocirurgião Oncologico, Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Fellowship em Oncological Neurosurgery no MD Anderson Cancer Center em Houston - Tx, além de Coordenador da Residência em Neurocirurgia no HGU em Cuiabá, é pioneiro no implante do reservatório de Ommaya em Mato Grosso e ressecção de tumores cerebrais com paciente acordado.