CUIABÁ

Produtores culturais participam de seminário sobre leis federais de incentivo

Durante todo o dia, no Palácio da Instrução, a classe artística de Mato Grosso interagiu com a equipe do MinC

por Redação com assessoria

15 de Julho de 2018, 08h00

Produtores culturais participam de seminário sobre leis federais de incentivo
Produtores culturais participam de seminário sobre leis federais de incentivo

Artistas, empresários, produtores e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura de Mato Grosso participaram nessa sexta-feira (13), do Seminário de Capacitação do Ministério da Cultura - MinC, que discutiu, dentre outros mecanismos de fomento, a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual.

Durante todo o dia, no Palácio da Instrução, a classe artística de Mato Grosso interagiu com a equipe do MinC, que contou com a presença do secretário José Paulo Martins, da Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultua - Sefic.

Cuiabá é a 23ª das 27 capitais brasileiras que recebeu, até o fim deste mês de julho, as equipes do MinC com orientações sobre os mecanismos de incentivo.

Criada em 1991, a Lei Rouanet está sendo uma das principais pautas do evento. "O seminário é uma forma de o Minc mostrar a importância que a Lei Rouanet e os mecanismos de incentivo à cultura têm para o pais. A possibilidade do secretário Jose Paulo da Sefic vir aqui falar com produtores e pequenos empresários da cultura é uma mensagem de esperança. Não desista, o mecanismo existe e vem crescendo, melhorando. O MinC percebe a necessidade de descentralização, a necessidade de mais cotas de incentivo no Centro-Oeste, no Nordeste. É uma mensagem de esperança, basicamente", comenta Mario Olímpio, gerente de análise de prestação de contas do MinC.

Para o produtor cultural Eduardo Espíndola, "o mais importante é mostrar como a Lei Rouanet é trabalhada e incentivar quem produz cultura no Estado, para poder acessar esse tipo de mecanismo. Existe ainda essa prioridade em desmistificar a lei, não existe muito acesso a esse mecanismo, aqui no Estado de Mato Grosso, percebe-se pelos índices apresentados. O importante é colocar para todos os produtores a necessidade de se ter mais esse processo para incentivar a cultura, que é o mecanismo da Lei Rouanet".

Produtora cultural do Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal do Mato Grosso, Thelma Michella Saddi disse que buscou o seminário para conhecer melhor os mecanismos de incentivo à cultura. "Com incentivo, podemos promover mais o cineclube, difundindo mais cultura com um maior número de eventos não só em nosso espaço, mas também com projetos itinerantes pelo interior do Estado.", afirmou.

Distante 334 km da capital Cuiabá, a cidade de Lucas do Rio Verde completou 30 anos de emancipação política neste 4 de julho. O município ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Cultura e também não tem um Plano Municipal de Cultura. Assessora da Secretaria Municipal de Cultura luverdense, Simone Maria da Silva veio ao seminário buscar subsídios para auxiliar a gestão cultural local. "Estou aqui para ver como as leis de incentivo podem auxiliar a cultura na minha cidade. Estamos em um processo de construção de uma política cultural e todas as informações são bem-vindas.", avaliou a assessora.

As orientações oferecidas pelo ministério visam ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos que favorecem o setor. A expectativa é que o maior entendimento da comunidade cultural do estado sobre como apresentar projetos e obter linhas de financiamento gere maior adesão local aos incentivos.