CUIABÁ

Projeto de iluminação de igrejas históricas se encerra neste domingo

O projeto será encerrado com apresentação cultural que contará com o Coral dos Arautos do Evangelho

por Redação com assessoria

04 de Novembro de 2017, 13h00

Projeto de iluminação de igrejas históricas se encerra neste domingo
Projeto de iluminação de igrejas históricas se encerra neste domingo

As projeções luminosas em três das principais igrejas históricas de Cuiabá, que encantaram a população cuiabana durante o mês de outubro, chegam ao fim, mas com grande estilo. Neste domingo (5), o "Projetando na História: valorizando o Centro Histórico" será encerrado com apresentação cultural que contará com o Coral dos Arautos do Evangelho.

As igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora da Boa Morte e Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho receberam projeções durante o mês de outubro que além de resgatar o patrimônio histórico e cultural de Cuiabá, chamaram atenção para as campanhas nacionais de prevenção contra o câncer de mama e de próstata, Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente.

Além das projeções, foram instalados painéis com o histórico de cada igreja para que os visitantes conhecessem um pouco da trajetória de construção desses patrimônios culturais. A iniciativa da Associação Angeli em parceria com órgãos públicos, também inaugurou oficialmente as comemorações culturais de Cuiabá rumo aos 300 anos de fundação, que serão celebrados em 2019.

"Milhares de pessoas foram impactadas com o "Projetando na História". Conseguimos alcançar nossos objetivos, que eram de resgatar e valorizar o patrimônio histórico de Cuiabá iluminando as igrejas símbolos da tradição e cultura cuiabana. Também conseguimos despertar a população para as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Por fim, as pessoas gostaram tanto que queriam que a iluminação das igrejas já ficasse para o Natal", destaca a Presidente da Associação Angeli, Leanne Jacob.

Outra atividade desenvolvida pela Associação Angeli em prol do resgate histórico e valorização das igrejas centenárias de Cuiabá foi a arrecadação de material para a reforma da igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. 

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito já foram encerradas as projeções, entretanto, neste domingo será a finalização na Igreja Nossa Senhora Bom Despacho com a Missa às 17h, seguida de show do Coral Arautos do Evangelho às 18h30, em frente da igreja, com apresentação de músicas sacras, sob a regência do maestro André Vilani.

Arautos - O Coral Arautos do Evangelho fará uma apresentação de canto gregoriano. A escolha do coral foi definida porque os Arautos do Evangelho são uma associação católica que resgata a tradição e a cultura, além de desenvolver importante trabalho social ligado a cultura, arte e história. Em evidência na Capital, os Arautos montam anualmente um grande presépio com movimentos que remonta aos presépios que tradicionalmente são confeccionados nas igrejas católicas. Para visitar o presépio dos Arautos basta ir a sede da associação na Travessa Nigéria, 50, no bairro Santa Rosa. Contato: 65 3626-6256.

As programações culturais realizadas pela Associação Angeli durante o mês de outubro contaram com apoio da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através do deputado estadual Mauro Savi e com o secretário de Estado de Cidade, Wilson Santos.