CUIABÁ

Suspeito de matar companheira em 2018 é preso pela Polícia Civil

O crime ocorreu no dia 31 de janeiro de 2018, no Bairro Três Barras, na Capital

por Rondonópolis, MT - Sirlei Alves / com assessoria PJC/MT

19 de Setembro de 2019, 14h11

Suspeito de matar companheira em 2018 é preso pela Polícia Civil
Suspeito de matar companheira em 2018 é preso pela Polícia Civil

Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (19), na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá (MT), apontado como o autor da morte da companheira dele, Vanessa Tito Poquiviqui, de 21 anos. O crime ocorreu no dia 31 de janeiro de 2018, no Bairro Três Barras, na Capital.

O preso estava com mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio, expedido pela 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá. Ele era o último autor de feminicídio do ano de 2018, que estava foragido. No ano passado, em Cuiabá, foram registradas 11 mortes de mulheres, dos quais sete foram enquadrados na lei do feminicídio.

Em Várzea Grande, foram 10 vítimas mortas, das quais 4 foram tipificadas como feminicídios. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no período de janeiro a dezembro de 2018.

O preso foi entregue na Polinter que deve apresentá-lo em audiência de custódia, nesta quinta-feira (19). O inquérito desse crime foi concluído pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

A morte

Na ocasião, a vítima foi localizada pela mãe do suspeito, que acionou a Polícia. No local, equipe de plantão da DHPP encontrou a jovem na cama do quarto do casal. O corpo apresentava lesões no rosto, um corte de faca no supercílio e outro corte superficial no queixo. A vítima estava com a blusa levantada, seios amostra e só de calcinha.

A jovem morava há cerca de um mês na casa dos pais do namorado, à época com 30 anos. O suspeito tem quatro passagens, sendo três por violência doméstica, com vítimas diferentes, mas nenhuma contra a jovem morta. A primeira foi registrada em 2009, por lesão corporal, com procedimento realizado pela Delegacia da Mulher de Cuiabá, tendo sido condenado nesse processo e, posteriormente, beneficiado com uso de tornozeleira.

Em 2011 respondeu procedimento na 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A terceira incidência criminal tramitou pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), no crime de lesão corporal e injúria contra uma menor de idade.

A quarta passagem também está inserida na violência doméstica, no crime de lesão corporal. A autuação ocorreu no dia 5 de outubro de 2017, em inquérito na Delegacia da Mulher de Cuiabá.