DE CUIABÁ

Delegacia Fluvial inicia Operação verão 2016/2017

A ação é realizada pela Marinha do Brasil, nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio

por GazetaMT

10 de Janeiro de 2017, 20h00

Delegacia Fluvial inicia Operação verão 2016/2017
Delegacia Fluvial inicia Operação verão 2016/2017

Entre os dias 9 de janeiro e 5 de março, a Delegacia Fluvial de Cuiabá realiza a Operação Verão 2016/2017, em Mato Grosso. A ação é realizada pela Marinha do Brasil, nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio.

Dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que, no Brasil, somente no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

De acordo com informações da DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a Campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer com peças que frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

Com o conceito “Se liga, você é o capitão”, a mensagem chega ao público com uma linguagem descontraída, refletida nas ilustrações de famílias. A Campanha promove a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano de modo seguro.

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).

Ao longo de toda a Operação Verão 2016/2017, a Delegacia Fluvial de Cuiabá, subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, se mobiliza para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, Agentes da Autoridade Marítima Brasileira intensificarão as ações de fiscalização nos rios de Mato Grosso, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação.  Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

A Operação Verão 2016/2017 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

A Marinha do Brasil convida a população a participar da Operação Verão. A conscientização é tão importante quanto à fiscalização. Procure a Delegacia Fluvial de Cuiabá e denuncie situação que represente risco para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e para a prevenção da poluição hídrica. 185 é o número de telefone do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR OESTE).

É a Marinha do Brasil trabalhando pela sua segurança! Respeite as regras de navegação. Sua família agradece!