Delegacia de Entorpecentes

Polícia Civil cumpre 46 ordens judiciais contra traficantes na Grande Cuiabá

O objetivo é cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 31 buscas e apreensões domiciliares

por GazetaMT

27 de Abril de 2017, 10h42

Polícia Civil cumpre 46 ordens judiciais contra traficantes na Grande Cuiabá
Polícia Civil cumpre 46 ordens judiciais contra traficantes na Grande Cuiabá

A Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), em investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrou na, manhã desta quinta-feira (27), a operação "Halitus". O objetivo é cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 31 buscas e apreensões domiciliares, totalizando 46 ordens judiciais, contra membros de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Desde o amanhecer, 154 policiais civis (14 delegados e 140 investigadores e escrivães), estão nas ruas para cumprir os mandados em endereços de traficantes, localizados em bairros das duas cidades. Entre os alvos, estão dois principais traficantes distribuidores de maconha na Capital.

A Polícia Civil descobriu que a dupla era responsável por toda a logística de transporte de drogas, desde a região da fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai até a chegada em Cuiabá.  "O transporte era realizado por meio de veículos automotores, que se deslocavam pelas principais vias de acesso com grande carga de droga, sempre com apoio de outros veículos fazendo trabalho de 'batedor', evitando, assim, as abordagens policiais", explicou o delegado da DRE, Ferdinando Frederico Murta.

As investigações estão em andamento há nove meses e, durante esse período, foram identificados mais de 50 integrantes da associação criminosa, responsável por grande parte do comércio drogas na região metropolitana.

Também foram mapeados dezenas de pontos, locais de funcionamento de bocas de fumo, que tiveram 31 ordens de busca e apreensão domiciliar expedidas pela Justiça.

Mais detalhes

Outros detalhes da operação serão repassados nesta quinta-feira, às 10h, na sede da DRE, pelos delegados da operação, Frederico Murta, e o delegado titular, Vitor Chab Domingues.

Ao longo dos nove meses de investigações, a Delegacia de Entorpecentes apreendeu duas toneladas de entorpecentes, a maioria maconha, e efetuou a prisão de 37 membros da organização criminosa. Também foram apreendidos 10 veículos e grande quantia em dinheiro.

A operação foi batizada de "Halitus" que, no latim, significa último suspiro.