Demora

Obras de creche e UBS lançada no início do mandato de Pátio até hoje não estão prontas

Segundo a prefeitura, questões burocráticas e demora na execução da obra por parte da empresa responsável são os motivos para a demora

por

20 de Setembro de 2019, 08h59

Obras de creche e UBS lançada no início do mandato de Pátio até hoje não estão prontas
Obras de creche e UBS lançada no início do mandato de Pátio até hoje não estão prontas

Lançadas em janeiro de 2017, no início da gestão do atual prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), as obras de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de uma creche localizadas no bairro Padre Miguel até hoje não foram concluídas. Segundo a prefeitura, questões burocráticas e demora na execução da obra por parte da empresa responsável são os motivos para a demora na entrega das importantes obras.

As obras foram lançadas em janeiro de 2017 e até hoje não foram concluídas, apesar da comunidade precisar muito das mesmas - Fotos Denilson Paredes/GMT  Lançadas no dia 16 de janeiro de 2017, primeiro ano da segunda passagem de Pátio pela prefeitura da segunda cidade mais importante do estado, as obras tinham uma previsão de entrega para o mês de novembro do mesmo ano, mas passados mais de dois anos e meio depois, as obras continuam sem conclusão e praticamente paradas, já que no local não se vê ninguém trabalhando nas mesmas, apesar de a prefeitura insistir em dizer que ela está em andamento.

Localizada em uma região onde moram pessoas carentes, próximo do bairro Lúcia Maggi, as obras são ansiosamente aguardadas pela população local, que precisam da UBS para cuidar da saúde da família e da creche para deixarem suas crianças quando vão trabalhar. Orçadas em R$ 1,348 milhão, dinheiro de uma parceria entre Ministério das Cidades, Caixa Econômica e Prefeitura, as obras também incluem um salão comunitário, que já foi concluído e entregue para comunidade, mas aparentemente está sem uso.

Procurada para falar sobre a situação, a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Sehau) informou que foram feitas adequações aos projetos originais, que teriam sido contratados em 2009, e que o programa por meio do qual as obras foram viabilizadas migrou para o Programa Minha Casa Minha Vida, o que acabou por atrasar mais ainda as obras.

Ainda assim, a prefeitura anunciou que irá entregar todas as obras para a comunidade até o final do mês de outubro.

Tanto no caso da UBS quanto da creche, as obras estão semiprontas, dependendo apenas de detalhes para serem entregues - Foto Denilson Paredes/GMT