DEPOIMENTO À PF

W.F. teve nome citado em inquérito que investiga Temer em caso sobre portos

por GazetaMT

14 de Junho de 2017, 10h07

W.F. teve nome citado em inquérito que investiga Temer em caso sobre portos
W.F. teve nome citado em inquérito que investiga Temer em caso sobre portos

O senador mato-grossense Wellington Fagundes -PR teve o nome citado em um dos depoimento colhidos pela Polícia Federal, em inquérito que investiga o presidente da República Michel Temer -PMDB, por um dos executivos da empresa Rodrimar, Ricardo Mesquita, relacionado ao setor portuário. Na declaração dada, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures -PMDB, fora o autor da menção ao senador republicano.

A empresa pleiteava junto ao Governo Federal a prorrogação da concessão de exploração de áreas no Porto de Santos, reduto, segundo ele, de influência de Temer. Em maio deste ano, o presidente da República assinou decreto com mudanças de regras no setor, não contemplando a Rodrimar. A empresa detinha os direitos desde 1993.

O executivo Ricardo Mesquita, então, acionou o então deputado Loures, que garantiu que "o assunto seria resolvido". Pronto, chegamos a Wellington Fagundes.

Segundo Mesquita, a ampliação dos prazos para contratos anteriores a 1993 estava enfrentando dificuldades na discussão na Casa Civil da presidência da República. Por isso, Loures teria sido acionado "pretendendo que ele, juntamente com outros interlocutores do setor portuário, como o senador Wellington (Fagundes), agisse para resolver o problema".

Atualmente preso e sem foro privilegiado, Loures foi o deputado flagrado pela Polícia Federal deixando uma pizzaria em São Paulo carregando uma mala com R$ 500 mil em propina. O dinheiro fazia parte de uma ação programada da PF, que usou de delatores infiltrados para desmantelar o esquema, como os irmãos Batista, da JBS.

Resposta

A assessoria de Wellington acredita que o senador tenha sido citado na conversa por sua atuação no que diz respeito aos portos do Brasil. O republicano é presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte (Frenlog) e Armazenagem e membro da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado representando o Bloco Moderador.

A reportagem é da Revista Época.