Desdobramento da greve

Governo cumpre reivindicação da educação e nomeia 221 professores do cadastro reserva

A nomeação era uma das exigências da categoria durante a greve dos profissionais da Educação Estadual.

por De Cuiabá-Sabryna Carvalho

22 de Agosto de 2019, 12h28

Governo cumpre reivindicação da educação e nomeia 221 professores do cadastro reserva
Governo cumpre reivindicação da educação e nomeia 221 professores do cadastro reserva

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (22), a nomeação de 221 professores da Educação Básica. Classificados no cadastro reserva do concurso público regido pelo edital 01/2017. Os professores permaneceram paralisados por 75 dias e entre as exigências durante o movimento, que foi encerrado no dia 09 de agosto, era que o Governo fizesse o chamamento deste cadastro reserva.

Os professores permaneceram paralisados por 75 dias. Foto: Sabryna Carvalho

A greve dos professores teve início no dia 27 de maio e foi encerrada mesmo sem que a principal pauta fosse atendida. Os professores reivindicam sobretudo o cumprimento da lei complementar 510/2013. Sem conseguir atender esta exigência, o Executivo, em uma última proposta, garantiu que o Estado ao voltar aos limites da LRF, todo o espaço fiscal aberto abaixo de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) será usado para concessão da RGA e do aumento salarial dos servidores.

Quanto aos salários dos servidores que tiveram o ponto cortado, o Governo do Estado fará o pagamento dos dias de reposição referente aos meses de maio e de junho em uma folha complementar na terça-feira dia (27) de agosto.

Chamamento do cadastro reserva: 

Os nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício. Para informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica o candidato nomeado deverá ligar para o disque-servidor no 0800-647-3633.