DESENVOLVE MT

Governo do Estado capacita agentes de crédito para atuação no interior

Proposta deverá beneficiar Cáceres, Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande

por GazetaMT

25 de Março de 2017, 12h00

Governo do Estado capacita agentes de crédito para atuação no interior
Governo do Estado capacita agentes de crédito para atuação no interior

Uma parceria com municípios permite que a população do interior de Mato Grosso tenha acesso a informações das linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT). Visando chegar mais próximo do pequeno empreendedor, a agência realizará, ao longo deste ano, capacitações para os agentes de crédito que são responsáveis por esta interlocução.

Nesta semana, entre os dias 21 e 24, duas equipes de agentes de crédito participam da capacitação, em Cuiabá. No grupo estão representantes de Cáceres, Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande. Os agentes são cedidos pelas prefeituras e entidades parceiras.

De acordo com o gerente de Agronegócios da Desenvolve MT, Alyson Elias, o agente de crédito chega na ponta e desempenha um papel fundamental nos municípios. "É uma forma de atingirmos o interior do estado, onde ainda não temos sede. A parceria com os municípios é fundamental, pois os agentes de crédito serão os multiplicadores da Desenvolve MT na região, levando informação ao micro, pequeno e médio empreendedor, sobre as linhas de crédito".

O agente é quem operacionaliza desde o contato inicial com o cliente, passando pelo acompanhamento e assessoria, até a quitação final do crédito, a divulgação de oportunidades de investimentos, diagnósticos da realidade das empresas locais e ações de estímulo à produção com base nos planos locais de desenvolvimento.

A capacitação prepara os agentes quanto ao preenchimento dos formulários, captação de documentos, envio dos processos à sede da Desenvolve MT, em Cuiabá, e ainda, para orientar o empresário na formulação de sua proposta de financiamento.

São apresentados o novo escopo da Desenvolve MT, legislação e normas, linhas de crédito e formalização, atribuições dos agentes, cases de sucesso de projetos e empresas, aula prática com visita técnica a um cliente, e montagem de proposta.

Para Edilson Santos, de Poxoréu, a comunicação entre a agência e a comunidade irá contribuir para o aumento em contratação e, consequentemente, no desenvolvimento econômico dos municípios. "Acredito que estar próximo da comunidade e levar a informação correta é importante para que se quebrem barreiras, pois muitos produtores e empresários não procuram crédito por falta de conhecimento e informação. Estar próximo do empreendedor certamente irá resultará no aumento de produção, renda e emprego nos municípios".

A Desenvolve MT está estruturando o novo modelo de atuação, para atender também demandas de pequenas e médias empresas, disponibilizando recursos a todos os municípios do estado. Em breve, inclusive, atuará com financiamento a projetos de infraestrutura nos municípios.

A capacitação objetiva contribuir para a qualidade dos serviços, produtos e linhas de crédito e ampliar o alcance de atuação, a exemplo da linha de crédito específica para Inovação (Inovacred) e da Linha Exporta MT, destinada a apoiar o empresário que deseja participar de eventos nacionais e internacionais com a finalidade de ampliar as relações comerciais.