DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO

Osteoporose atinge cerca de 10 milhões de brasileiros

Ortopedista explica como tratar e prevenir a doença com exercícios físicos e exposição ao Sol

por Redação com assessoria

18 de Outubro de 2017, 13h00

Osteoporose atinge cerca de 10 milhões de brasileiros
Osteoporose atinge cerca de 10 milhões de brasileiros

Em 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Prevenção à Osteoporose. A data no Brasil tem extrema importância já que cerca de dez milhões de brasileiros sofrem com a doença, de acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). "A principal causa é a alteração hormonal, principalmente a que ocorre na menopausa, por isso a incidência em mulheres é maior. Também pode ser consequência de diminuição de massa muscular, deficiência de vitamina D e queda na absorção do cálcio", explica o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Marcello Zaboroski.

A boa notícia é que a patologia, que costuma ter maior incidência em idosos, tem cura. O tratamento consiste em ingerir medicação, realizar exercícios físicos e exposição ao Sol. "A medicação é individualizada conforme a necessidade do paciente, como reposição de cálcio, vitamina D ou para melhorar a absorção e fixação do cálcio no osso. Os exercícios físicos são fundamentais para ativação dos osteócitos (células que produzem ossos) e manutenção do tônus muscular. Ainda, os raios ultravioletas são importantes para sintetizar a vitamina D, que também estimula a geração do tecido ósseo", esclarece o Dr. Marcello.

Conforme o especialista, a osteoporose é uma doença silenciosa e que demora para se manifestar, sendo normalmente percebida após fraturas nas vértebras e fêmur, já em decorrência de perda óssea de no mínimo 30%. O ortopedista alerta também que a fragilidade nos ossos pode atingir os mais jovens caso sejam realizadas cirurgias ginecológicas que levam à diminuição do hormônio estrógeno; pacientes que tenham síndromes de má absorção de cálcio; entre outros distúrbios. "Para diagnosticar com precisão, é necessário o exame de densitometria óssea, que analisa o esqueleto como um todo, e a dosagem de cálcio e vitamina D". Por isso, para prevenir, a alimentação rica nesses nutrientes é essencial.   

Além disso, o exercício físico é ótimo aliado ao combate à osteoporose. "Há aumento de massa muscular e melhora da velocidade de resposta motora neuromuscular, diminuindo as quedas e o risco de fraturas. A atividade física estimula os osteócitos a promoverem a formação de ossos novos", finaliza o ortopedista.