"Diabetes não tem Cara"

Rastreamento de diabetes ultrapassa 19 mil atendimentos

Ação teve por objetivo identificar casos suspeitos de diabetes em todo país

por GazetaMT

03 de Janeiro de 2019, 06h11

Rastreamento de diabetes ultrapassa 19 mil atendimentos
Rastreamento de diabetes ultrapassa 19 mil atendimentos

Mesmo antes de finalizar a coleta de dados, organizadores da Campanha Diabetes não tem Cara comemoram os resultados alcançados com a iniciativa. A ação teve por objetivo identificar casos suspeitos de diabetes em todo país, entre os dias 14 de novembro e 10 de dezembro de 2018.

Organizada pelo Conselho de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a campanha superou a expectativa inicial de atendimentos, como explica o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

"Foi um sucesso. Essa é a sensação para definir a campanha Diabetes Não tem Cara. Até agora, sabemos que foram realizados mais de 19 mil testes em todo o País. E vejam que a meta para a nossa pesquisa era de 11.750 testes em pessoas com idades entre 20 a 79 anos sem diagnóstico prévio. Nessa oportunidade, eu preciso agradecer a todos os que, de forma voluntária, participaram dessa campanha."

O pesquisador que coordenou o trabalho, Cassyano Correr, lembra que os dados coletados vão compor um relatório para contribuir para o estudo sobre a realidade brasileira. "Os farmacêuticos desempenharam um ótimo trabalho e a gente pôde ver isso pelos registros enviados. Os registros têm chegado super completos e com dados muito confiáveis. Vamos analisar o banco de dados, fazer algumas análises preliminares de limpeza desse banco, alguns procedimentos estatísticos normais pra poder divulgar os resultados na sequência e a conhecer as estimativas de pacientes com glicemia alterada e com risco de diabetes e todos os demais parâmetros acompanhados durante a campanha."

A assessora da diretoria do CFF, Josélia Frade, está entre os pesquisadores envolvidos nesse trabalho. Ela explica que a parceria com mais de 1400 farmacêuticos, em todo o País, possibilitou esse resultado positivo. "Foi muito enriquecedora a oportunidade de participar do grupo responsável pelo planejamento e desenvolvimento dessa pesquisa. Conseguimos reunir farmacêuticos com experiência clínica e acadêmica, bem como estabelecer parceria com a (SBD). O engajamento dos voluntários e a qualidade dos atendimentos prestados durante a campanha, contribui para a consolidação do movimento clínico no Brasil. Gratidão a todos os que fizeram parte dessa corrente do bem".

Mônica Lenzi, que coordena o Grupo de Trabalho sobre Diabetes do CFF, enfatiza a importância do rastreamento. "Dada a grandiosidade do projeto, nosso grupo elegeu como padrão os glicosímetros que atendem os critérios da ISO 15197:2013. Estes critérios minimizam erros de resultado, de uso e interpretação".

O resultado final da campanha será divulgado no início de janeiro.