DISCURSO PARA EMPRESÁRIOS

Taques: exemplo de Dante e resposta às denúncias

Candidato discursou junto a empresários de Rondonópolis e defendeu legalidade em operações da Caravana da Transformação alvos do MP

por GazetaMT

04 de Setembro de 2018, 18h57

Taques: exemplo de Dante e resposta às denúncias
Taques: exemplo de Dante e resposta às denúncias

Pedro Taques, na CDL de Rondonópolis. Foto: Robson Morais/GazetaMTPor mais de uma hora, o atual governador do Estado e candidato à reeleição, Pedro Taques -PSDB, discursou para empresários e entidades ligadas ao setor produtivo em um evento promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rondonópolis -CDL. Logo após, respondendo a perguntas, o tucano rebateu as denúncias alvos do Ministério Público do Estado sobre supostas irregularidades e pagamento por cirurgias de catarata da Caravana da Transformação.

Carro chefe da atual gestão, o mutirão itinerário virou manchete de jornais e alvo de políticos de oposição nesta semana após operação deflagrada pelo MPE. As denúncias apontam cirurgias pagas pela gestão estadual e nunca realizadas. Taques rebateu: "Na petição do MP, constam oito pessoas que foram ouvidas e disseram que não fizeram a cirurgia. Ele {MP} concluiu, então, que nós havíamos feito o pagamento. Nós, entretanto, levantamos todos estes oito casos e constatamos que nenhum centavo foi desembolsado. Nós não pagamos por nada que não tenha sido feito", disse. "Já fizemos 14 edições da Caravana, começamos em julho de 2016 e mandamos sempre tudo para o MP antes e depois para que fiscalizem. Tenho todos os documentos. Agora, começamos em 2016 e só agora, a trinta dias da eleição, vem a denúncia... Não temos nem tempo para explicar", criticou o governador.

Taques também se pronunciou sobre as denúncias contidas na delação premiada do ex-secretário estadual de Educação, Permínio Pinto, homologadas pelo Supremo Tribunal Federal, sobre suposto esquema de fraudes em licitações da Pasta com o aval do governador tucano. "Não há melhor instrumento que a delação premiada, sou favorável tenho orgulho do MP -do qual fiz parte-. Agora, não se pode pegar uma declaração sem saber onde, quando, etc.  No Brasil o comum é que qualquer coisa vaze para a imprensa e tudo se vira contra o político. Fui citado em delação, mas ninguém prova".

Dante

Com o início dos programas eleitoras nas TV e rádio, a missão de Taques será, incialmente, rebater as acusações e ataques políticos. Em paralelo, missão mais difícil, reverter o que chamou de desconhecimento das pessoas sobre Mato Grosso e superar os arredondados 45% de rejeição segundo a mais recente pesquisa de intenções de voto, do Ibope. Em 1998, o então candidato à reeleição, Dante de Oliveira, conseguiu feito histórico semelhante. "Dante foi um dos maiores governadores de Mato Grosso, recebeu o Estado de Jayme (Campos) com quatro meses de salário atrasado... Casa arrumada, horada virada", disse em alusão ao slogan de campanha adotado pelo vitorioso candidato naquele ano eleitoral.

Demandas

No discurso à classe, Taques defendeu avanços em sua gestão nos últimos quase quatro anos. Em mãos, representantes das entidades lhe entregaram o 'Manifesto Empresarial', documento com demandas nas mais diversas áreas sociais.

Na Saúde, a crise da Santa Casa, cuja UTI pediátrica seguia fechada por mais de 50 dias, o tucano voltou a reforçar que segue em dia com os repasses estaduais ao hospital filantrópico e defendeu a transferência da ala intensiva para o Hospital Regional. "Isso vai acabar de vez com o problema da gestão", disse.

Sobre falta de recurso financeiro, rebateu: "isso é conversa de gente que não conhece o Estado de Mato Grosso. Nós temos capacidade de captação de recurso, capacidade de endividamento. Nossa responsabilidade tem que ser, antes, porém, com a capacidade de pagar as dívidas". Também atribuído por ele ao desconhecimento, as declarações de adversários políticos sobre a redução do Estado. O governador apresentou os números de servidores em cada Pasta.

Entre destaques de demais avanços e críticas às dívidas contraídas por "Silval Barbosa e sua turma", Taques se dirigiu aos produtores rurais. "Sou contra a taxação do agronegócio".