CAIXA 2 E CAIXA 3

Botelho contraria Janaína e blinda Pedro Taques

Presidente da AL arquivou pedido de afastamento de governador tucano feito por deputada após delação de empresário

por GazetaMT

14 de Novembro de 2018, 08h31

Botelho contraria Janaína e blinda Pedro Taques
Botelho contraria Janaína e blinda Pedro Taques

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado -ALTM, Eduardo Botelho, arquivou o pedido de afastamento do atual governador Pedro Taques. O requerimento foi apresentado há duas semanas pela deputada de oposição Janaína Riva, com base na delação premiada do empresário Alan Malouf, homologada pelo Supremo Tribunal Federal -STF.

Segundo Malouf, Taques seria um dos mandatários de um esquema de corrupção milionário organizado na Secretaria Estadual de Educação -Seduc. Na delação, o empresário citou a existência de um caixa 2 por meio de fraudes em licitação, extorsão de empresários, além do caixa 3, uma espécie de esquema dentro do próprio esquema.

"Quando ele [Pedro Taques] toma ciência e concorda com atos de corrupção, quando ele não toma nenhuma providência, ele também é responsável", atacou Janaína um dia antes apresentar o pedido de afastamento. A deputada chegou a cobrar, inclusive, postura do presidente. "espero que o [Eduardo -atual presidente da Casa] Botelho faça isso, leve para análise. É importante que as pessoas saibam como cada deputado pensa, como cada um se posiciona".

Para Botelho, porém, não há provas que sustentem a punição ao governador tucano. Botelho ponderou um dos motivos para não levar adiante o requerimento se baseia no fato de ainda não existirem atos comprobatórios suficientes e nem o devido contraditório na acusação contra Taques por se tratar de conteúdo de delação premiada.

Outra justificativa do presidente da Assembleia se baseou no fato de existirem pouco menos de 50 dias para o encerramento do Governo Pedro Taques.

Nova rebatida

Janaina Riva voltou a se posicionar.  "Pouco importa se faltam 2 dias ou 300 dias para o fim do Governo. Se [a proposta de afastamento] colocada em votação, a população iria conhecer o posicionamento dos deputados diante de um governo marcado por escândalos de corrupção".