distrito industrial

Assinada ordem de serviço para construção de Companhia dos Bombeiros

Obra será feita com recursos recuperados em ações de combate à corrupção

por GazetaMT

18 de Março de 2018, 07h00

Assinada ordem de serviço para construção de Companhia dos Bombeiros
Assinada ordem de serviço para construção de Companhia dos Bombeiros

O governador Pedro Taques autorizou uma Ordem de Serviço no valor de quase R$ 3 milhões para a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiro Militar no Distrito Industrial de Cuiabá, com prazo de execução de 365 dias. O recurso é do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), proveniente de ações de combate à corrupção e investidos para atender à sociedade.

A pedra fundamental para o inicio das obras da Companhia de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos será lançada no dia 27 de março, no Distrito Industrial. Na mesma data será inaugurada uma sede do Batalhão de Emergências Ambientais, também no Distrito Industrial, localizada provisoriamento em um prédio de armazenamento do Estado. Após a construção da Companhia toda a parte operacional será deslocada para a nova sede.

Esta nova unidade no Distrito Industrial representa muito para Mato Grosso, por ter sido conquistada com ações do Cira, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia. "Conseguimos recuperar dinheiro que foi perdido por conta de ações criminosas e esses recursos irão para investimentos na área de segurança e servirão à sociedade. A construção da Companhia será muito importante porque terá um atendimento operacional do Corpo de Bombeiro em uma área industrial, o que irá refletir inclusive para novas empresas que irão se instalar na região. É uma grande conquista para Cuiabá".

O recurso foi recuperado por meio de ações integradas entre Ministério Público, forças policiais e órgãos de controles, como a Controladoria Geral do Estado (CGE) e também Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). 

O projeto de construção foi desenvolvido na Secretaria de Segurança Pública, com inicio em 2015, e teve seu desfecho em 2017, com o processo licitatório.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges, destacou o crescimento da instituição nos últimos três anos, com a construção de uma unidade em Juína e de uma nova sede em Colíder, a inclusão de mais de 1/3 do efetivo, a construção de novos quarteis, aquisição de viaturas, compra de equipamentos operacionais e de proteção individual. "O Corpo de Bombeiros expandiu muito, evoluiu bastante e a expectativa é que continue neste crescimento cada vez mais rápido e que a gente atinja todos os municípios do interior de Mato Grosso".

Obras futuras

Nos próximos trinta dias será inaugurado um quartel em Alto Araguaia. Ainda este ano está previsto a instalação de novas sedes em Guarantã do Norte e Campo Novo do Parecis.

A expectativa é que, até o meio do ano, seja instaurada a primeira escola Militar do Corpo de Bombeiros, Dom Pedro II, em Alta Floresta.