Eleições 2014

Mato Grosso não terá Lei Seca no segundo turno de eleições

Juízes eleitorais podem solicitar instituição da lei em municípios

por GazetaMT

23 de Outubro de 2014, 14h32

Mato Grosso não terá Lei Seca no segundo turno de eleições
Mato Grosso não terá Lei Seca no segundo turno de eleições

Nas eleições do segundo turno deste ano, Mato Grosso não terá a chamada Lei Seca' no próximo domingo (26). Dessa forma, fica liberada a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nessa data. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou ao G1 que a decisão de não proibir a venda de bebida foi tomada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e não será publicada portaria estabelecendo os horários de comercialização ou proibição.

Segundo o TRE-MT, apesar da regra geral, cada juiz eleitoral poderá solicitar a instituição da ação proibitiva. Cada um dos responsáveis pelas 60 zonas do estado pode solicitar, em caráter excepcional, a instituição da Lei Seca por meio de portaria e o documento será expedido para o Tribunal.

Segurança no segundo turno

No primeiro turno, dos 141 municípios do estado somente as cidades de Cáceres, Nova Mutum, Sorriso e Vila Rica tiveram o fornecimento de bebida alcoólica suspensos.

No dia do pleito, cerca de 3.500 agentes de segurança devem trabalhar a fim de assegurar que tudo ocorra tranquilamente. De acordo com o TRE, o esquema de segurança integrado é composto por 1.564 policiais militares, 990 policiais civis, 122 agentes federais, 200 militares do Corpo de Bombeiros e 500 homens do Exército, que devem fazer o monitoramento nos locais de votação indígena.

De acordo com o TRE, serão disponibilizados 1928 veículos, entre carros, caminhões e motos para garantir a logística do esquema de segurança montado.

Com informações do Portal G1.