Economia

Criadores de porcos de MT se animam com exportação de carne suína

As exportações estão sendo recordes em todas as carnes, principalmente devido à falta de carne suína no mundo

por GazetaMT

25 de Novembro de 2019, 10h28

Criadores de porcos de MT se animam com exportação de carne suína
Criadores de porcos de MT se animam com exportação de carne suína

Foto Reprodução

Em Mato Grosso, o aumento da exportação da carne suína melhora a lucratividade dos criadores, depois de quase dois anos de crise no setor.

Mais de 5 mil leitões e matrizes são criados pelo produtor Jocemar Canossa, de Sorriso, a 516 km de Cuiabá. Ele não faz a engorda dos animais na granja e tem o que na suinocultura o que chamam de maternidade, fazendo o fornecimento de leitões a outros criadores. Ele diz que os ganhos subiram nos últimos meses.

"O nosso leitão hoje rende de 20% a 25% de lucro, chegando para a venda com essa mesma porcentagem de lucratividade. Dificilmente conseguíamos ter esses dados em outros períodos. Em épocas normais, pra quem abate, consegue trabalhar com uma faixa que varia entre 10% e 13, 15% no máximo. Para quem cria leitão, vai trabalhar na faixa de 12% a 18%", diz Josimar Canossa.

O lucro maior está ligado ao aumentou da procura pela carne suína brasileira.

Segundo a Associação dos Criadores de Suíno de Mato Grosso (Acrismat), o quilo do animal está sendo comercializado em média a R$ 4,36. Quando a venda é para outros estados, está cotado a R$ 4,61, valores aproximadamente 45% maiores no comparativo com novembro de 2018.

A alta, segundo a entidade, está ligada ao surto de peste suína africana que atinge a Ásia. A china está importando mais carnes de outros países, como o Brasil.

"As exportações estão sendo recordes em todas as carnes, principalmente devido à falta de carne suína no mundo, a proteína animal. Então essa demanda externa faz com que a procura force a elevação do preço, inclusive interno", afirmou Itamar Canossa, presidente da Acrismat.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, até outubro deste ano as exportações de carne suína brasileira aumentaram quase 12% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Apesar desse crescimento, os criadores estão receosos em aumentar a produção de matrizes, pelo menos por enquanto.

"Situação de ampliação, com certeza temos intenção, mas não a curto prazo, se falando aí de cinco meses a um ano. Acredito que é o momento de ter cautela. Nós viemos de dois anos difíceis, em situações que trabalhamos no vermelho, então acredito que suinocultor, tanto profissional quanto amador, é hora de fazer caixa, pagar contas que a gente acumulou nesse período, começar a fazer um caixa pra aguentar uma próxima crise", disse Jocemar.