ELE VOLTOU

Secretaria de Meio Ambiente faz replantio de Ipê da Praça Brasil

Árvore símbolo do centro de Rondonópolis não resistiu a forte ventania em março deste ano

por GazetaMT

28 de Abril de 2017, 16h20

Secretaria de Meio Ambiente faz replantio de Ipê da Praça Brasil
Secretaria de Meio Ambiente faz replantio de Ipê da Praça Brasil

Um ato simbólico, esperado pela população, pioneiros e ambientalistas foi concretizado na manhã desta sexta-feira (28) na Praça Brasil em Rondonópolis. O replantio de uma árvore da mesma espécie, Ipê , que foi derrubada por um temporal no dia 10 de março, exigiu certa estrutura de máquinas e mobilizou Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.

Não foi apenas uma muda plantada como era o projeto inicial, e sim um vegetal já com cerca de 13 anos de idade que foi transplantado. Para tal feito, foram três meses de cuidados onde houve corte de raízes, aguardo da cicatrização e após nova brotação, o plantio final. 

Considerado uma das sete maravilhas da cidade, a árvore era cartão postal durante florada. Quando houve a queda, diversas homenagens, lamentações e até registro da imprensa foram feitos devido tamanha significância.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Copetti, o fim dessa história não poderia ser diferente. Ele explica que quando houve a queda, várias entidades começaram a procurar a Pasta, para que o replantio acontecesse, porém, a expectativa era de apenas uma pequena muda.

“No início esperávamos o plantio de uma muda, mas um profissional na área de paisagismo procurou o município para fazer a doação de uma árvore já madura e a partir daí o prefeito Zé Carlos do Pátio autorizou a doação. Começamos então a parceria público privada que hoje foi finalizada com esse belo momento, repondo um símbolo histórico para a cidade”, comemora o secretário.

Cláudio Ferreira que doou o Ipê informou que mesmo tendo em torno de 13 anos, a árvore não floriu ainda, mas ele instiga a todos os rondonopolitanos, e afirma que em breve podem ter surpresas.

“Possivelmente neste ano o Ipê pode florir por conta do stress, que houve com o transplante. Como cortamos parcialmente a raiz, ela pode florar. Não dá para ser preciso, mas é uma hipótese a se considerar”, prevê Cláudio.

O rotariano Nilson Rachid não hesitou em participar do momento, pois para ele o Ipê era uma alegria. Para ele, a administração foi muito feliz com o replantio da mesma espécie. Agora ele aguardará a próxima florada.

“Esperaremos uma florida tão linda quanto a da árvore anterior para embelezar ainda mais a nossa cidade. Fiz questão de estar aqui em nome do Rotary que também solicitou esse ato que hoje para nós traz orgulho e engrandecimento”, diz Nilson.

Já para Crisóstemo Franco, gratidão é a palavra que define a chegada de um novo Ipê. O pioneiro emocionado conta que viu as árvores da praça serem plantadas e que a atitude de hoje é uma forma de manter as raízes históricas de Rondonópolis.

“Em nome dos pioneiros só posso agradecer esse momento. Assistimos à chegada do antigo Ipê que caiu, mas hoje a secretaria nos conforta por estar recuperando esse símbolo”, declara.