eleições 2018

Assembleia Legislativa será posto de cadastramento biométrico de eleitores

O presidente Botelho destacou a importância do movimento democrático, que dará mais segurança nas eleições

por GazetaMT

19 de Janeiro de 2018, 07h00

Assembleia Legislativa será posto de cadastramento biométrico de eleitores
Assembleia Legislativa será posto de cadastramento biométrico de eleitores

A Assembleia Legislativa será posto de cadastramento biométrico de eleitores até o dia 9 de maio, podendo ser prorrogado se necessário. O Termo de Cooperação entre o Poder Legislativo e o Tribunal Regional Eleitoral - TRE/MT foi assinado na tarde desta terça-feira (16.01), na Sala de Reuniões da Presidência da ALMT, pelo presidente, deputado Eduardo Botelho (PSB) e o vice-presidente do TRE, desembargador Pedro Sakamoto.

A equipe técnica já prepara o saguão do Teatro Zulmira Canavarros para a instalação de 10 guichês para o atendimento ao público. Nos últimos dias, a procura pelo serviço intensificou e superlotou os postos de coleta do TRE. Outros novos locais deverão ser anunciados nos próximos dias.

Conforme o termo, a cooperação vai agregar maior agilidade, segurança e robustez ao processo eleitoral, em especial na coleta de dados biométricos na Capital, que servirá de base para a Identificação Civil Nacional (ICN). "Agradeço a colaboração inestimável da Assembleia Legislativa por ceder o espaço para podermos ampliar o atendimento na Capital. A pretensão é que na semana que vem comece o trabalho de biometria, com a expectativa de atender 350 eleitores por dia, para que ao final sejam 128 mil eleitores somente aqui na Assembleia Legislativa", afirmou Sakamoto, ao destacar que o eleitor ainda poderá fazer a biometria após o processo eleitoral, contudo, alerta que paralelamente está sendo feita a revisão eleitoral, processo que pode cancelar o título do eleitor que não se recadastrar.

O presidente Botelho destacou a importância do movimento democrático, que dará mais segurança nas eleições, além de servir, futuramente, para o documento único do cidadão. "Então, estamos ajudando a população a efetuar a biometria. Vamos disponibilizar 10 guichês e atender o maior número de pessoas possível, dando tranquilidade aqueles que ainda não se cadastraram", afirmou Botelho, ao destacar a agilidade da equipe técnica. "Falamos ontem sobre a possibilidade da parceria e hoje já assinamos o termo".

Agora, inicia o processo de montagem dos guichês e treinamento da equipe para o atendimento na ALMT. Enquanto isso, além da sede do TRE, a população pode obter o serviço nos shoppings Goiabeiras e Três Américas. "Nossa meta é a de atingir 100% de Mato Grosso até 2022, sendo 80% do eleitorado", esclareceu o diretor-geral do TRE, Nilson Fernando gomes Bezerra.

Em Mato Grosso, a biometria começou em 2010. Em Campo Verde e Rondonópolis o processo já está 100% concluído e segue em andamento Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. Na sequência serão contemplados os municípios de médio porte.