EM BARRA DO GARÇAS

Rede de Combate à Violência contra a Mulher fará mutirão neste sábado

A Defensoria Pública de Mato Grosso é um dos parceiros do evento que ofertará orientação jurídica e serviços de saúde.

por GazetaMT

24 de Agosto de 2019, 06h40

Rede de Combate à Violência contra a Mulher fará mutirão neste sábado
Rede de Combate à Violência contra a Mulher fará mutirão neste sábado

Mulheres vítimas de violência contarão com orientação jurídica da Defensoria Pública de Mato Grosso além de poder acessar serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, de beleza e estética e cartoriais, neste sábado (24/8), das 10h às 17h, na escola Delice Farias dos Santos, na zona rural de Barra do Garças, 520 km de Cuiabá.

O evento, organizado pela a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Rede de Frente), pretende atender ao menos 300 mulheres da região com a iniciativa. Lá, elas poderão, além de acessar os serviços, participar de palestras que pretendem informá-las sobre como a legislação brasileira trata da violência doméstica e familiar, para que possam identificar o problema e reagir, caso passem por ele.

A coordenadora do Núcleo da Defensoria Pública em Barra do Garças, Lindalva Ramos, explica que a intenção do evento é aproximar as mulheres dessa localidade das instituições que promovem a defesa delas nos mais variados aspectos.

“As mulheres que vierem receberão orientação e serviços médicos e de enfermeiras sobre saúde, poderão tirar dúvidas e iniciar procedimentos para acessar benefícios assistenciais, receber tratamento de manicure, pedicure, massagem, corte de cabelo, poderão tirar documentos como CPF, Foto 3x4 e receber orientação jurídica. Além disso, vamos oferecer café-da-manhã, almoço e lanche da tarde. É um evento abrangente, que engloba repasse de informação, atendimento e execução de serviços”, explica.

A defensora lembra ainda que a intenção é aproximar mulheres de bairros periféricos de informações, serviços e programas que possam melhorar a qualidade de vida delas. “As equipes dos cartórios também farão levantamento de quantas famílias ali precisam do processo de regularização fundiária. Sabemos que ao menos 15 mil vivenciam o problema no local, mas não temos cadastros delas e essas informações eles irão levantar amanhã”.

Lindalva informa que a atuação das Polícias Civil e Militar na Patrulha 3 Rede de Frente permitirá que denúncias de violência contra mulher sejam verificadas durante o evento.

“As instituições da Segurança Pública estarão lá e farão, se preciso, boletim de ocorrência e verificação de casos de violência, no local onde for indicado que ocorrem. Durante o dia, também haverá programação para as crianças. A nossa ideia é empoderar as mulheres por meio de informações, conhecimentos e resgate da autoestima para buscarem uma vida mais saudável”, informa.

Os eventos da Rede de Frente, programa que promove ações de atendimento especializado e conscientização do público feminino em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, ocorrem periodicamente desde o ano passado. Na edição de março de 2019, aproximadamente 750 mulheres foram beneficiadas.

“O nosso objetivo é reduzir os índices de violência doméstica e garantir a implantação de políticas preventivas e de proteção às vítimas, por meio de mutirões, palestras, capacitações. Nesse evento, teremos atividades em 25 salas da escola”, reforça a defensora.

Os parceiros da Rede de Frente são Ministério Público de Mato Grosso, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), secretarias de Estado de Saúde e de Educação, municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia (Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação), universidades, associações e empresas privadas.