em Brasília

Governo busca recursos para Hospitais Regionais

Reunião do governador com Ministro da saúde, Ricardo Barros, aconteceu na tarde desta terça (07)

por GazetaMT

08 de Fevereiro de 2017, 07h42

Governo busca recursos para Hospitais Regionais
Governo busca recursos para Hospitais Regionais

Recursos para a reforma dos sete Hospitais Regionais de Mato Grosso e para regularizar os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram discutidos na agenda do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e do Secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (07), em Brasília.

"Nós temos hospitais de mais de 30 anos que nunca passaram por reforma. O de Alta floresta, o de Sorriso, esses hospitais precisam de uma reforma. Pedimos recursos da união para que isso possa ser feito", conta o governador.

Taques falou também sobre o aumento dos recursos do estado para a atenção básica e atenção primária. A atenção básica é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com todo o sistema de Saúde, conforme informações da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Para o ministro Ricardo Barros, a reunião foi um marco importante para que o Estado consiga, com a orientação da equipe técnica ministerial, acessar o aporte de recursos federais para a saúde. "Nossa assessoria deu as orientações, e assim que houver a possibilidade de entrar com os projetos no sistema nos vamos poder avaliar os pedidos que forem feitos, para poder liberar ao estado de Mato Grosso", explica.

"Uma satisfação poder reencontrar o ministro, e apresentar juntamente com os deputados estaduais e federais que participaram da reunião, as demandas do estado de Mato Grosso. Estamos solicitando uma majoração do teto financeiro para média e alta complexidade do estado", afirma o secretario de Saúde, João Batista Silva.

Samu

Há mais de cinco anos o projeto do Serviço de Atendimento Móvel ficou parado e não foi efetivamente implantado nas regiões do estado, conta o secretário de Saúde de Mato Grosso. "Estamos vendo para prestar contas e pedirmos mais ambulâncias novas para que possamos atender mais a população", afirma.

"Também discutimos a questão do Samu. Em mato Grosso há um tempo, entre 2011 e 2012, foram recebidas viaturas para o transporte sanitário sem nenhuma regularidade, sem recursos humanos para fazer frente a essas viaturas, como é o caso de Sinop que está parado", acrescenta o governador Pedro Taques.

Estiveram presentes na ocasião os senadores José Medeiros e Cidinho Santos; os deputados estaduais Guilherme Maluf e Dilmar Dal Bosco; e os federais  Ezequiel Fonseca, Victorio Galli  e Nilson Leitão.