em cuiabá

Comandantes regionais discutem análise criminal e estratégias de policiamento

O secretário de Segurança esteve presente e destacou a importância da aferição de dados e a análise criminal

por GazetaMT

11 de Abril de 2017, 13h30

Comandantes regionais discutem análise criminal e estratégias de policiamento
Comandantes regionais discutem análise criminal e estratégias de policiamento

Análise criminal, planejamento operacional e estratégias de policiamento foram alguns dos temas de encontro que reuniu o comandante-geral, comandantes adjuntos, comandantes regionais, superintendentes e diretores da Polícia Militar mato-grossense, nesta segunda-feira (10), no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá.

O superintendente de Planejamento Operacional e Estatísticas, tenente-coronel Wancley Rodrigues, destacou que entre os objetivos estão a apresentação e discussão de dados e o fortalecimento do uso da análise criminal no planejamento das ações da PMMT.

Foto: AssessoriaRodrigues observa que os comandantes regionais e demais participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências exitosas e debater questões sobre a segurança em suas áreas de atuação. Além disso, estão esclarecendo dúvidas e recebendo orientações sobre questões financeiras e logísticas.

Para o coronel Paulo Ferreira Serbija Filho, do Comando de Policiamento Especializado, que reúne Bope, Rotam, Trânsito, Cavalaria e Ambiental, esse encontro é uma maneira de trazer os comandantes para o mesmo ambiente e trabalhar em conjunto o fortalecimento da análise criminal ações policiais.

Serbija explica que a análise criminal e uma metodologia usada para analisar os chamados ‘pontos quentes’ ou locais com maior incidência de crimes, e a partir dos dados estatísticos definir as estratégias de policiamento. Ou seja, as estatísticas subsidiam e qualificam as ações de segurança.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, fez uma fala durante o encontro. Ele agradeceu o empenho e dedicação das unidades da PMMT na prevenção e combate á criminalidade.

“A aferição e análise criminal são extremamente importantes para entendermos onde estávamos, onde estamos e para onde estamos indo”, ponderou. Rogers abordou a necessidade do apoio de outros órgãos para atacar o problema de segurança em sua essência.