EM CUIABÁ

Fórum discute fortalecimento da rede intersetorial da política sobre drogas

Evento segue durante toda a quinta-feira, no auditório da OAB

por GazetaMT

22 de Junho de 2017, 06h30

Fórum discute fortalecimento da rede intersetorial da política sobre drogas
Fórum discute fortalecimento da rede intersetorial da política sobre drogas

Representantes de municípios, gestores estaduais e sociedade civil organizada participam em Cuiabá do 2º Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas, organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. O evento foi aberto nesta quarta-feira (21.06) e tem entre os principais debates a apresentação de estudos e experiências com dependentes químicos, aproximação intersetorial entre entes que atuam na área e o fortalecimento nos municípios dos Conselhos sobre Drogas.

A Superintendência de Políticas sobre Drogas, responsável pelo Fórum, tem como missão articular e fortalecer a Rede Intersetorial de Atenção e Cuidado Sobre Drogas, fomentar a implementação de ações intersetoriais do Conselho Estadual e fortalecer ações de Proteção e Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas. Desta forma, conforme o superintendente Mário Quidá Neto, o evento se propõem a ser um espaço de debates destacando os eixos da prevenção, redução de danos, educação, pesquisa e reinserção social que devem estar presentes em todas as políticas e discussões sobre o assunto. "O fortalecimento da rede intersetorial é fundamental para o bom desempenho de qualquer ação da política sobre drogas, pois um eixo isolado não obtém sucesso".

Membro do Conselho de Políticas sobre Drogas da OAB-MT, o advogado Pedro Verão destacou a necessidade de engajamento de vários atores institucionais na discussão, que deve ser permanente.

Representando o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, o secretário adjunto de Justiça, Enéas Figueiredo Junior, reforçou o trabalho que vem sendo promovido para o fortalecimento e abertura dos conselhos municipais de Políticas sobre Drogas, além da articulação intersetorial. "A educação é um eixo fundamental nesse contexto, em que a atuação em rede deve ser fortalecida para que a continuidade não se perca e a rede de proteção tenha sua efetividade garantida".