em cuiabá

Inscrições para a 6ª edição das Maratonas de Negócios Criativos já estão abertas

As atividades, que incluem palestra, oficinas e consultorias, acontecem entre os dias 27 e 31 de março em Cuiabá

por GazetaMT

16 de Março de 2017, 13h05

Inscrições para a 6ª edição das Maratonas de Negócios Criativos já estão abertas
Inscrições para a 6ª edição das Maratonas de Negócios Criativos já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para a 6ª Maratona de Negócios Criativos, que será realizada entre os dias 27 e 31 de março no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. Os temas abordados nesta edição são: gestão de negócios criativos, liderança criativa e comunicação empresarial. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para se inscrever, basta acessar o link.

Ação integrante do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, a maratona oferece capacitações e consultorias aos empreendedores do mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais. 

A palestra de abertura desta edição, que é a primeira de 2017, tem como tema Novas Competências para Liderança Estratégica e Gestão de Negócios Criativos e será ministrada por Marcelo Nascimento, no dia 27, às 19h no Centro Sebrae de Sustentabilidade.

O objetivo da palestra é apresentar as novas competências de liderança e novas metodologias de gestão e visão empreendedora, discutindo as relações com os processos de inovação e design e seu impacto no desenvolvimento de novos negócios.

A palestra visa contribuir para preparação de um novo “mindset” de gestão e liderança, capaz de desenvolver estratégias criativas, valorizar aspectos multidisciplinares e a visão sistêmica para melhor atendimento das demandas emergentes de mercado, tendo como foco os setores da economia criativa.

Marcelo Nascimento é designer, especializado em branding, design thinking e design de negócios. Tem ampla experiência em plataformas estratégicas de marca, metodologias ágeis e user experience (UX) e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Merck, Atento, Coca-Cola e Pfizer. 

É sócio fundador da agência Binky, onde atua como gestor de Inovação, sendo o responsável pela área de estratégia da empresa. E consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio onde presta consultoria para as empresas incubadas e ao próprio instituto e participa da banca que avalia as empresas inscritas no edital de germinação. 

Atualmente, é responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do Istituto Europeo di Design - IED Rio de Janeiro, coordena o curso de master em Branding, a pré-graduação em design e o Master em design empreendedor.

Oficinas e consultorias

As oficinas programadas para esta edição são:

- Sonhe, Realize e Ganhe Dinheiro - Instrutor: Marcelo Nascimento - Data: 28 a 29/03/2017 - das 18h30 às 22h30 - Local: Auditório Sebrae

- Criativos, Profissionais do Futuro - Instrutor: Clóvis Ferratoni - Data: 28 a 29/03/2017 - das 18h30 às 22h30 - Local: Auditório Sebrae

- Tendências e Inovações - Instrutor: Daniel Pan - Data: 30 a 31/03/2017 - das 18h30 às 22h30 - Local: Auditório Sebrae

- Liderança em Tempos de Mudanças - Instrutor: Clóvis Ferratoni - Data: 30 a 31/03/2017 - das 18h30 às 22h30 - Local: Auditório Sebrae

- Comunicação Empresarial - Instrutor: Brendo do Vale - Data: 28 a 29/03/2017 - das 15h às 18h e 30 a 31/03/2017 - das 18h30 às 21h30 - Local: Centro Sebrae de Sustentabilidade - CSS. Parceria: Gracom School of Visual Effects.

A programação conta ainda com consultorias que abordam temas relacionados diretamente aos diversos segmentos que compõem a Economia Criativa. São elas:

- Transforme sua ideia em negócio;

- Liderança e gestão de pessoas;

- Plano de negócios;

- E-commerce;

- Gestão financeira;

- Orientações para abrir seu negócio.

O projeto

As Maratonas são um subprojeto do programa MT Criativo, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso em parceria com o Sebrae voltado ao incentivo, fomento e fortalecimento da economia criativa do estado. O programa envolve diversos órgãos institucionais, entre eles cinco secretarias de Estado (Cultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Educação, Trabalho e Assistência Social) e o Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) que atuam juntos na consolidação de um segmento importante para a economia como um todo.

As Maratonas tiveram início em agosto de 2016 e serão, ao todo, dez edições com temáticas e atividades diferenciadas.