EM CUIABÁ

Secretário de Saúde pede demissão após ser alvo de operação da Defaz

A decisão foi comunicada na manhã desta quarta-feira (05).

por Cuiabá, MT - Daffiny Delgado

05 de Dezembro de 2018, 09h42

Secretário de Saúde pede demissão após ser alvo de operação da Defaz
Secretário de Saúde pede demissão após ser alvo de operação da Defaz

Reprodução

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, pediu demissão do cargo. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (05). O futuro titular da pasta deverá ser anunciado nos próximos dias.

O pedido de exoneração ocorreu após Huark ser alvo da Operação “Sangria”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz).

A ação policial foi realizada nesta terça (4), para desarticular um suposto esquema contra um grupo de médicos, com participação societária oculta em 3 empresas de serviços médicos, na capital e interior do Estado.

Conforme nota enviada a imprensa, Huark alega questões pessoais para solicitar a exoneração.

"A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões, diz trecho de nota.

De acordo com as investigações da Defaz, o ex-secretário é acusado de ser o sócio oculto da empresa Sociedade Mato-Grossense de Assistência em Medicina Interna Ltda (Pró-Clin), uma das principais fornecedoras do Hospital São Benedito. Durante a operação, a residência de Huark e seu escritório foram alvos de mandados de busca e apreensão.

Além disso, o ex-secretário e o prefeito da Capital foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por descumprimento de decisão judicial que determinava a suspensão de contratos temporários na Pasta. Uma ação civil pública foi movida pelo órgão.

Por meio de nota, Emanuel Pinheiro agradeceu o secretário pelos “serviços prestados” á frente da Secretaria.

"O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo", diz outro trecho do documento.

Integra da nota

A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões.

O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo.

O futuro titular da Secretaria de Saúde deverá ser definido nos próximos dias.