5 de Dez. de 2018 às 09:42

Secretário de Saúde pede demissão após ser alvo de operação da Defaz

A decisão foi comunicada na manhã desta quarta-feira (05).

Cuiabá, MT - Daffiny Delgado

Reprodução

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, pediu demissão do cargo. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (05). O futuro titular da pasta deverá ser anunciado nos próximos dias.

O pedido de exoneração ocorreu após Huark ser alvo da Operação “Sangria”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz).

A ação policial foi realizada nesta terça (4), para desarticular um suposto esquema contra um grupo de médicos, com participação societária oculta em 3 empresas de serviços médicos, na capital e interior do Estado.

Conforme nota enviada a imprensa, Huark alega questões pessoais para solicitar a exoneração.

"A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões, diz trecho de nota.

De acordo com as investigações da Defaz, o ex-secretário é acusado de ser o sócio oculto da empresa Sociedade Mato-Grossense de Assistência em Medicina Interna Ltda (Pró-Clin), uma das principais fornecedoras do Hospital São Benedito. Durante a operação, a residência de Huark e seu escritório foram alvos de mandados de busca e apreensão.

Além disso, o ex-secretário e o prefeito da Capital foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por descumprimento de decisão judicial que determinava a suspensão de contratos temporários na Pasta. Uma ação civil pública foi movida pelo órgão.

Por meio de nota, Emanuel Pinheiro agradeceu o secretário pelos “serviços prestados” á frente da Secretaria.

"O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo", diz outro trecho do documento.

Integra da nota

A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões.

O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo.

O futuro titular da Secretaria de Saúde deverá ser definido nos próximos dias.