em jaciara

Sedec realiza projeto educacional de turismo na 1ª Caravana de 2017

Nos dias 27 e 28 de janeiro A equipe da pasta também realizará o cadastramento gratuito no Sistema Cadastur

por GazetaMT

20 de Janeiro de 2017, 13h41

Sedec realiza projeto educacional de turismo na 1ª Caravana de 2017
Sedec realiza projeto educacional de turismo na 1ª Caravana de 2017

A Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estará na Caravana da Transformação entre os dias 24 de janeiro e 03 de fevereiro, em Jaciara, com uma equipe técnica desenvolvendo algumas atividades. A equipe realizará uma ação educacional para jovens do ensino médio estadual no município. Trata-se do projeto ‘Sensibilização para o Turismo’ que foi iniciado em 2016 com crianças em Chapada dos Guimarães e, desta vez, aporta na escola pública Antônio Ferreira Sobrinho de Jaciara.

Entre os objetivos do projeto estão: desenvolver ações para a conscientização da comunidade sobre a importância do turismo, oportunizando a divulgação, com destaque aos principais pontos turísticos do município e do Estado, sensibilizar os jovens para o turismo e seus segmentos, como o turismo sustentável, por exemplo, com destaque para temas ligados às principais atividades desenvolvidas na região, no caso de Jaciara, o turismo de aventura.  Mais de 200 alunos devem ser contemplados com a ação em Jaciara que acontece entre os dias 25 e 26 de janeiro.

“Essa é mais uma ferramenta que desenvolvemos para chegar mais perto da comunidade. A nossa experiência em Chapada foi um sucesso e queremos repetir em outras localidades, sobretudo, as que já são consideradas pontos turísticos consolidados. Sensibilizar, informar e incentivar as crianças e os jovens é construir uma base que servirá para fortalecer toda a comunidade para as próximas gerações mantendo as cidades ativas e todos envolvidos”, explica o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

Cadastur

Nos dias 27 e 28 de janeiro A equipe da pasta também realizará o cadastramento gratuito no Sistema Cadastur que, desde 2014, passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos. O cadastro que é gratuito abrange as seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos.

O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Artesanato

Para a área do artesanato serão realizadas as inscrições no Sicab que é um sistema desenvolvido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal que tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal. Além disso, o sistema tem como função possibilitar o cadastro único dos artesãos, trabalhadores manuais e organizações representativas do setor no Brasil, de modo a unificar as informações em âmbito nacional.

As Coordenações Estaduais do PAB são responsáveis pelo cadastramento, atualização dos dados e emissão da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira do Trabalhador Manual, que possibilita o acesso desses trabalhadores às ações desenvolvidas ou apoiadas pelo PAB, tais como capacitações e eventos de comercialização. O cadastrado no SICAB permite ainda a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual, o que não se confunde com o registro empresarial da atividade.