Em oito meses

Mais de 80 armas de fogo são apreendidas pela Polícia Militar em Rondonópolis

29 simulacros (armas de brinquedo) também foram retirados de circulação

por

13 de Setembro de 2017, 07h10

Mais de 80 armas de fogo são apreendidas pela Polícia Militar em Rondonópolis
Mais de 80 armas de fogo são apreendidas pela Polícia Militar em Rondonópolis

É um poder de fogo em mãos erradas e que muitas vezes leva pânico para as ruas. Armas que não estão somente na disputa pelo tráfico de drogas, mas que também são usadas para fazer assaltos, arrastões, e tirar a vida de pessoas em grandes cidades como Rondonópolis. 

A última vítima dessa violência foi Miguel Pereira de Souza, 79 anos, assassinado dentro da própria casa durante uma tentativa de assalto. A filha dele também foi baleada e teve que passar por cirurgia. A ocorrência foi registrada como latrocínio - roubo seguido de morte.

Do outro lado estão às forças de segurança na batalha contra o crime. A Polícia Civil conseguiu prender dois e apreender três suspeitos de participação na ação criminosa. A arma usada para atirar contra na vítima também foi apreendida.

O trabalho de abordagem realizado pela Polícia Militar também tem surtido efeito. Segundo dados do 4º Comando Regional, de janeiro a agosto deste ano, 84 armas de fogo foram apreendidas em Rondonópolis Desse total, 49 revólveres, 13 pistolas, 18 espingardas  e 4 armas artesanais, além de 29 simulacros.

Os números apontam ainda que nos onze primeiros dias de setembro 8 armas foram apreendidas pelo 5° Batalhão em conjunto com a Força Tática, grupo especializado da PM. A 14ª Companhia Independente possui hoje 79 policiais, divididos em três pelotões sendo: Patrulhamento Tático, Moto Patrulhamento Tático e Pelotão de Choque.

De acordo com código penal quem for preso por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito a pena é de 3 a seis anos de reclusão além de multa. Para o Comércio ilegal de arma de fogo a pena é de 4 a 8 anos, mais multa.