em Poconé

Encontro com a juventude reúne educadores e estudantes

O evento é realizado pela Unemat e parceiros e envolve jovens da baixada cuiabana

por GazetaMT

20 de Janeiro de 2017, 16h33

Encontro com a juventude reúne educadores e estudantes
Encontro com a juventude reúne educadores e estudantes

O primeiro Acampamento Territorial da Juventude da Baixada Cuiabana (I Acamjuv) teve início na última quinta-feira (19) e vai até sábado (21). O projeto que acontece no Quilombo São Benedito, em Poconé, é organizado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana (Nedet), da Unemat, e reúne jovens de toda a baixada cuiabana para discutir temas direcionados às políticas públicas voltadas aos jovens, sobretudo, à educação, e apresentar os resultados do trabalho desenvolvido pelo Nedet/Unemat.

O Comitê da Juventude do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana e o Laboratório de Estudos e Pesquisa de Diversidade da Amazônia Legal (Leal) são parceiros do I Acamjuv, bem como o deputado estadual Valdir Barranco (PT) que colocou sua equipe à disposição dos organizadores.

Hoje (20) pela manhã, as discussões giraram em torno da alteração nas regras do ensino médio, proposta pelo governo federal, e sobre os reflexos da PEC 55 - que congela gastos públicos, inclusive na educação. Os jovens também participaram de uma roda de conversas sobre Juventude e Direitos Humanos, além da exibição de trabalhos dentro do Círculo de Cultura.

O último dia do evento (21) está reservado à apresentação de trabalhos ligados à produção de conhecimento e a rede de proteção da juventude nos ensinos básico e superior sob responsabilidade dos alunos da Unemat. Também será realizada uma mesa de discussão sobre Conjuntura Política - território como espaço de produção de identidade, coordenada pelo agrônomo Nelson Borges, representante do núcleo agrário do gabinete Valdir Barranco, e que terá como debatedora a professora Rosa Neide Sandes de Almeida, chefe do gabinete. No fim da tarde, o jornalista Robson Fraga, assessor de imprensa do deputado, coordenará uma oficina de mídias digitais.

"Nosso mandato está intimamente ligado às questões relacionadas ao campo, à justiça social e à educação. Portanto, não poderíamos deixar de apoiar uma iniciativa como esta do Nedet/Unemat que chama os jovens à discussão de políticas públicas e valoriza a produção do conhecimento e da cultura. Nosso gabinete sempre estará à disposição de projetos como este”, disse o deputado estadual Valdir Barranco (PT).