EM QUEDA

Após “Operação Sucata” índice de roubos e furtos de motocicletas cai 60% em apenas 10 dias

Delegado encerra inquérito, mas ainda correm mais dois por estelionato e receptação contra o proprietário da loja

por EMERSON DOURADO

29 de Setembro de 2014, 16h18

Após “Operação Sucata” índice de roubos e furtos de motocicletas cai 60% em apenas 10 dias
Após “Operação Sucata” índice de roubos e furtos de motocicletas cai 60% em apenas 10 dias

 

Delegado Claudinei Lopes concluiu o inquérito policial sobre a "Operação Sucata" - Foto: Luan Dourado-GazetaMTO inquérito policial com 500 paginas relacionado a “ Operação Sucata”, deflagrada no dia 16 de setembro  foi concluído pelo Delegado Claudinei Lopes, e até o momento quatro motocicletas foram identificadas como produtos de roubo ou furto. A operação  que desarticulou uma quadrilha que agia na região em roubos e furtos de motocicleta, além da comercialização de veículos adulterados.

 Segundo o Delegado, o um levantamento prévio da divisão de veículos da DERF, houve uma significativa queda nas ocorrências de roubo e furtos de motos, em relação à primeira quinzena de setembro e o período de 16 a 25, ou seja, 10 dias após a “Operação Sucata”.

“É um grande receptador da cidade e em um ponto comercial no centro de Rondonópolis, bem localizado em um local estratégico para a comercialização de peças ou de motos da cidade. E além disso obtivemos a informação não formal que a empresa estaria com o inscrição estadual suspensa e por isso não poderia estar comercializando  ou de até portas abertas e desta forma toda irregular”, disse o delegado.

A situação de Valdecy Leopoldino da Silva, pode se complicar mais ainda, já que dois inquéritos ainda estão em andamento e devem ser concluídos A Politec realizou uma perícia no estabelicimento e o resultado dever sair nos próximos dias Foto: Luan Dourado - Foto GazetaMTnos próximos dias, Valdecy responderá um deles por estelionato, por comercializar  uma moto de leilão para um cidadão pela quantia de 1000 reais  e para conseguir vender o veiculo, Valdecy disse que a vítima poderia transitar pelas ruas da cidade sem problemas .Já o terceiro inquérito por receptação e adulteração de sinal de uma moto Kawasaki roubada em Jaciara, no ano de 2012.

Na semana passada, uma equipe da Politec do Estado esteve na loja, onde em uma minuciosa vistoria foi  localizadas e apreendidas varias motocicletas com motores adulterados ou raspados, com adulteração de quadro e chassi. Segundo Claudinei, a tendência é que entre 20 a 30 motos devem ser confirmadas como roubadas ou furtadas, e ainda foi encontrado na loja  apetrechos para fazer a adulteração e pinagem de quadros e motores.

No inquérito a policia ouviu uma pessoa que trabalha em uma empresa de coleta de entulho, onde confirmou que fazia a remoção de sacos com o que seriam ferragens e que só descobriu de se tratava de quadros de moto, no momento que chegou no lixão da cidade para descarregar. A empresa usava os documentos das motos adquiridas em leilões do Detran, que só podiam ser comercializadas em peças e desta forma clonavam as motos com peças roubadas, tendo a ousadia de usar até as mesmas numeração de placas das motos comercializadas.

No mês de setembro houve uma queda drástica  de 60 % nos roubos e furtos de motos,em relação ao dia primeiro e o dia 16 data da operação sucata, e do dia 17 até o dia 25 na cidade de Rondonópolis, principalmente a modalidade de furto em pátio de estabelecimentos comerciais  e do shopping da cidade.

A empresa permanecerá fechada e além dos 14 indiciados no momento da operação, mais dois funcionários também foram incluídos no processo. E permanecem presos, o dono da loja Valdecy  , a dupla de ladrões de moto Lucas Henrique da Silva, 20 anos e Rafael Henrique Xavier de Souza, 22 anos. E um funcionário Rayru Reges Sampaio Izidio , 21 anos, que por vingança acabou por furar dois pneus de uma viatura estacionada na DERF.