em sorriso

Construção do hangar do Ciopaer está com 50% das obras concluídas

A construção é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso

por GazetaMT

12 de Abril de 2017, 16h05

Construção do hangar do Ciopaer está com 50% das obras concluídas
Construção do hangar do Ciopaer está com 50% das obras concluídas

O hangar que irá abrigar aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Batalhão de Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar está com 50% das obras concluídas. Para acompanhar o andamento dos trabalhos de construção, o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, esteve, nesta terça-feira (11), no Aeroporto Regional de Sorriso (cerca de 400 km ao Norte de Cuiabá).

O local irá abrigar um helicóptero do Ciopaer, dois aviões e viaturas de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros, visando mais agilidade no atendimento às ocorrências policiais e de queimadas na cidade de Sorriso e mais 28 municípios da região. “O hangar trará uma eficiência maior no sistema de Segurança Pública”, disse Rogers Jarbas.

“Aqui, fica a entrada da região amazônica e a instalação desta base vai diminuir o nosso tempo resposta nas atividades de combate a incêndios florestais”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges.

A construção é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. “Com o novo hangar, conseguimos agilizar o atendimento das ocorrências que necessitam de apoio aéreo, uma vez que hoje o reforço no atendimento aos municípios do interior sai do hangar em Várzea Grande”, afirmou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique da Silva Santos.

O local terá ainda alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos. A construção iniciou em outubro de 2016 e deverá ser concluída ainda este ano.

O secretário visitou também a seção contra incêndios do aeroporto. Também participaram da visita o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o suplente de deputado federal, Xuxu Dal Molin, profissionais da Segurança Pública, e outras autoridades do município.

Equipamentos para mergulho

Ainda durante a visita ao município de Sorriso, o secretário Rogers Jarbas participou da solenidade de entrega de equipamentos para mergulho à 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros.

Foram entregues facas, bolsas para transporte de equipamentos, conjuntos completos de yoke, reguladores de pressão, mangueiras de baixa pressão, mangueiras de alta pressão, marcadores de pressão, coletes equilibradores, computadores com três gases para mergulho autônomo, conjuntos completos de cilindro de oxigênio com capacidade para três litros e capacetes de resgate aquático, utilizados pelo mergulhador para evitar o choque da cabeça em pedras e galhos.

Segundo o comandante da 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, capitão Weber Dionísio Batista Junior, os equipamentos são materiais de segurança fundamentais para executar um trabalho de qualidade nas ocorrências de afogamentos e objetos submersos. “São equipamentos para a atividade de mergulho, utilizados para fazermos os resgates de corpos, carro, motocicletas e embarcações nos rios”.

Os materiais foram adquiridos pelo Fundo Municipal do Reequipamentos dos Bombeiros, criado pela Prefeitura de Sorriso. Segundo o prefeito, Ari Lafin, foram investidos aproximadamente R$ 40 mil em equipamentos.

“Se os bombeiros salvam as nossas vidas, temos que preservar a vida deles. Este foi o primeiro investimento. Agora, está em andamento um Termo de Referência para a aquisição de uma unidade de resgate móvel”, disse Lafin.

Também presente na solenidade, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, ressaltou a importância do trabalho integrado da instituição com as prefeituras para ampliar o trabalho dos profissionais que atuam na corporação.

“Estes equipamentos são a materialização do trabalho integrado. Hoje, os bombeiros estão recebendo materiais para a atividade de mergulho, que é um trabalho de alto risco. Os nossos profissionais, além de capacitados, estão com equipamentos para realizar as atividades com segurança e tranquilidade, servindo com qualidade a sociedade”, disse o comandante.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que a interação entre os poderes é importante para o avanço do sistema de Segurança Pública. “O Corpo de Bombeiros está atuando diretamente nas ações operacionais de Segurança Pública no estado e tem sido fundamental. Para nós, é muito importante receber os  equipamentos para dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo realizados”, disse.