em sorriso

Governo anuncia quitação de débitos com Hospital Regional

Ainda durante reunião com representantes do Consórcio, o governador anunciou que parte do valor foi pago

por GazetaMT

22 de Fevereiro de 2017, 15h00

Governo anuncia quitação de débitos com Hospital Regional
Governo anuncia quitação de débitos com Hospital Regional

Com o objetivo de apresentar a programação de quitação de repasses atrasados, o governador Pedro Taques recebeu, na noite desta terça-feira (21), os prefeitos representantes do Consórcio Vale do Teles Pires, que administra o Hospital Regional de Sorriso. A expectativa é que dentro de 20 dias as contas estejam regulares.

Ainda durante a reunião, realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador anunciou que R$ 3.967 milhões referentes ao mês de janeiro deste ano já estavam na conta do Consórcio para serem investidos na unidade de saúde. O total em atraso, incluindo os demais valores, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, soma cerca de R$ 15 milhões.

Taques afirmou que os atrasos ocorreram devido às dificuldades financeiras que o Governo vem enfrentando. Ele argumentou também que a saúde é uma das prioridades de atuação do Executivo, com instalação de 204 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e auxílio com repasses até mesmo para os hospitais municipais.

“Recebemos os prefeitos, vereadores e deputados que atuam e representam esta região para discutir os repasses que estão atrasados para este hospital. A questão é financeira, mas o Governo do Estado já está procurando meios para resolver isso. A saúde é uma prioridade da nossa gestão”, ponderou o governador.

Foto: AssessoriaAlém dos pagamentos de repasses em atraso, Pedro Taques e o secretário de Estado de Saúde, João Batista da Silva, garantiram que o Executivo irá realizar a reforma do Hospital Regional de Sorriso, bem como dos outros seis hospitais regionais espalhados em Mato Grosso, além da compra de equipamentos.

“A fonte para a concretização desse investimento já está garantida. Nós temos hoje, no total, sete hospitais regionais, que há muito tempo não recebem atenção. O Hospital Regional de Sorriso foi inaugurado há 30 anos, para atender um número menor da população e de lá para cá, nunca recebeu uma ampliação ou reforma das gestões anteriores. E nós faremos isso”, disse.

Diante da série de medidas anunciadas, o presidente do Consórcio Vale dos Teles Pires e prefeito de Sorriso, Ari Laffin, demonstrou satisfação com a disposição do governador em solucionar os problemas apresentados. O Hospital Regional de Sorriso atende 15 municípios do entorno e cerca de 425 mil pessoas.

“A reunião foi positiva. Sabemos das dificuldades de arrecadação enfrentadas pelo Governo do Estado, mas o importante é enfrentar os problemas de frente. Isso traz segurança para os profissionais que atuam na unidade e para a população. E hoje foi feito isso aqui, um debate frente a frente e um enfrentamento em busca de soluções”.

Além do prefeito, médicos, vereadores e representantes da região que participaram da reunião também reconheceram a postura do Governo, como testemunha a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Lígia Souza Leite. “Estou há 14 anos lá e são 14 anos sem investimentos na unidade. Sabemos do esforço da atual gestão em resolver nossos problemas”, considerou.