EM SORRISO

Propostas para plano estadual da agricultura familiar serão debatidas

Evento fomentará proposições para o PEAF, marco inédito para o planejamento da agricultura familiar de MT

por GazetaMT

02 de Março de 2017, 16h00

Propostas para plano estadual da agricultura familiar serão debatidas
Propostas para plano estadual da agricultura familiar serão debatidas

Com o intuito de discutir propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), entidades não-governamentais, sociedade civil e poder público se reúnem, na próxima terça-feira,2, a partir das 8h, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso (395 km ao Sul de Cuiabá). A cidade será a segunda a receber o evento, que já passou por Várzea Grande.

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) é a entidade responsável pelo plano, e conta com a parceria do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV).

Os temas, discutidos por meio de grupos de trabalho durante o evento, são: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

Os encontros serão realizados em municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e da sociedade civil organizada, ligadas à agricultura familiar mato-grossense.

Os eventos contam com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de trabalhadores Rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios, Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo formulário disponível no site da Seaf.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, o PEAF é uma proposição inédita do Governo em dialogar com os agricultores familiares, Ongs e pesquisadores para nortear a aplicação de recursos públicos de forma orientada. Segundo ele, será uma fotografia da situação da agricultura familiar.

Ao término de todos os encontros regionais, o CEDRS-MT, que é um conselho vinculado à Seaf, fará a seleção final das proposições consideradas prioritárias nos eventos para compor o Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso.

Confira abaixo a lista de municípios e locais onde ocorrerão os outros encontros:

Juína – 10 – Câmara Municipal – 8h

Guarantã do Norte – 14 – Centro de Eventos do Cerrado – 8h

Querência – 17- Câmara Municipal – 8h

Cáceres – 21 – Câmara Municipal – 8h

Rondonópolis – 24 – Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – 8h