EM TEMPOS DE CRISE

Muniz pode encerrar mandato convocando aprovados em concurso

por GazetaMT

18 de Outubro de 2016, 10h37

Muniz pode encerrar mandato convocando aprovados em concurso
Muniz pode encerrar mandato convocando aprovados em concurso

Em primeira mão, fontes repassaram à coluna que o atual prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), pretende convocar todos os profissionais aprovados em concurso público recente para o exercício dos respectivos cargos. A informação, ainda a ser confirmada junto ao gestor, estremece a estrutura da administração pública. Há quem aposte numa bomba lançada por Percival diretamente nas costas do novo prefeito eleito, José Carlos do Pátio (SD).

Isso porque, como repassado, a intenta possui resultado claro: inchaço da máquina pública com consequente aumento dos gastos. Dívida mensal que do Pátio teria de administrar já no início de seu mandato, com sérios riscos de fracassar.

Da parte de Muniz ou do que a ele compete até o final deste ano, é certo que, uma vez realizado o concurso, passa a ser de direito de cada profissional aprovado exercer a função e receber o devido vencimento em acordo ao que fora firmado no edital. Frente ao Executivo, é de responsabilidade do prefeito dar seguimento e suprir a demanda do funcionalismo público. Afinal, justamente para isso foram realizadas as provas e há servidores aguardando na fila.

Na prática, porém, a melhoria esbarra na crise econômica. Significativamente maior se tornaria a folha de pagamento, e caberia Zé do Pátio dar conta de bancar os contracheques. Intencional ou não, Percival Muniz tem nas mãos uma carta e tanto contra o adversário das urnas.