ENERGISA

Quer saber como curtir o carnaval com segurança? Veja dicas

Tempos como este, de celebração e alegria, requerem um cuidado especial quando se trata de rede elétrica

por GazetaMT

24 de Fevereiro de 2017, 13h00

Quer saber como curtir o carnaval com segurança? Veja dicas
Quer saber como curtir o carnaval com segurança? Veja dicas

Carnaval é época de alegria e de festas para quem gosta de uma folia das boas. Tempos como este, de celebração e alegria, requerem um cuidado especial quando se trata de rede elétrica, para não deixar que acidentes atrapalhem a diversão. Confira algumas dicas da Energisa para você.

Serpentinas e Jatos – Nunca lance jatos de espuma ou água, serpentinas metálicas ou de papel, cordões, fios e muito menos dispare rojões próximos às redes elétricas. "Caminhões e trios devem manter distância da rede elétrica, obedecendo a altura máxima permitida de dois metros", orienta Heitor Ragalci Galdino, engenheiro de Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso, que também alerta sobre o risco de acidentes graves, pois a carga contida nos fios é forte o bastante para tirar uma vida.

Equipamentos e extensões – Nunca instale aparelhos de som ou refrigeração com a carga diferente da informada, pois o sistema está dimensionado para a carga que foi notificada à Energisa. Uma sobrecarga pode causar graves acidentes e até mesmo a queima do aparelho. Além disso, é importante ter cuidado com as extensões de rede de energia em meio a multidões nos períodos de festa. "Sempre peça ajuda a um técnico para dimensionar o circuito e o condutor de energia, definindo qual será o volume de energia necessário para o tamanho da extensão e potência do equipamento utilizado. Evite contato com fios desencapados espalhados pelas ruas, principalmente se estiver molhado, evitando uma possível descarga elétrica", orienta Heitor.

Público e Decoração - Em hipótese alguma suba na cobertura de arquibancadas, marquises ou árvores próximas da rede elétrica. Nunca apoie ou pendure alegorias na fiação elétrica, e não ponha placas de avisos ou qualquer tipo de objeto nos postes de energia também. Todos os projetos precisam de orientação técnica.

Em caso de carro batido em poste - Não se aproxime de cabos rompidos, das partes metálicas dos veículos e se você for o condutor, não saia do veículo, pois o chão pode estar energizado. "Se acontecer qualquer acidente, antes de tomar qualquer atitude sozinho, entre em contato com a Energisa pelo 0800 646 4196 para solicitar ajuda de eletricistas certificados. Esses profissionais terão condições de desligar a energia e realizar a manutenção do local", lembra.

Ligação provisória – Para solicitar uma ligação provisória de energia, o consumidor deve, com antecedência mínima de 48 horas da data que ele pretende fazer a ligação, se dirigir a uma das agências da Energisa e informar o período em que a energia será utilizada. Com essas informações, é possível calcular o valor do consumo e é emitido um boleto que deve ser pago pelo solicitante. A confirmação de que o pedido de ligação provisória será atendido acontece após a apresentação do comprovante de pagamento na agência. É importante ressaltar que o local da instalação deve estar a menos de 40 metros da rede de energia da empresa.