ENSINO

Matrículas online já estão disponíveis em toda a rede estadual a partir de hoje

Vagas são para as 53 escolas estaduais que finalizaram o ano letivo no dia 23 de dezembro de 2016

por GazetaMT

12 de Janeiro de 2017, 07h24

Matrículas online já estão disponíveis em toda a rede estadual a partir de hoje
Matrículas online já estão disponíveis em toda a rede estadual a partir de hoje

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) abre nesta quinta-feira e sexta-feira (12 e 13 de janeiro) as matrículas de novos alunos em 53 escolas estaduais que finalizaram o ano letivo no dia 23 de dezembro de 2016.

A solicitação de vaga deve ser feita pelo site.

O gerente de Suporte à Gestão Escolar da Seduc, Hesloan Maia, informou que, neste primeiro momento, apenas 53 escolas vão ofertar vagas para novos alunos. "Isso acontece porque essas escolas conseguiram terminar o calendário de aula ainda em 2016, apesar da greve", explicou.

Em Cuiabá, duas escolas vão abrir vagas para novos alunos: Escola Estadual Tancredo Neves e Escola Estadual Souza Bandeira. "Já temos conhecimento, por exemplo, de que na Souza Bandeira só vão abrir vagas para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, já que houve a rematrícula de todos os alunos que lá já estudavam".

Na Souza Bandeira, 75 vagas estão sendo ofertadas para o ingresso de novos estudantes, lembrou Hesloan. Para a solicitação, pais e responsáveis precisam realizar um cadastro, criar um usuário, usando um e-mail, e preencher os dados pessoais.

Com a confirmação da solicitação de matrícula em mãos, pais e responsáveis devem levar toda a documentação dos estudantes para efetivar a matrícula na escola selecionada. Não há um tempo-limite para que a matrícula seja efetivada, mas a orientação é que ela seja feita em até 24 horas.

Dos dias 20 a 24 de fevereiro será aberto o processo de matrículas nas escolas que encerraram o ano letivo de 2016 no dia 31 de janeiro de 2017, após a reposição das aulas perdidas com a greve dos professores.

As etapas, segundo Hesloan, são uma forma de não sobrecarregar o portal de matrículas.

Escolas do Campo, Indígenas e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não fazem matriculas por meio do sistema online.

Rematrícula

Para os estudantes que continuarão na mesma escola, não será necessário o procedimento. O processo de rematrícula será realizado pela gestão da própria unidade escolar.