ensino superior

UFMT ofertará vagas específicas para egressos de escolas estaduais quilombolas

Política de inclusão garantirá 100 vagas de estudo, pelo período de 10 anos

por GazetaMT

21 de Janeiro de 2017, 13h36

 UFMT ofertará vagas específicas para egressos de escolas estaduais quilombolas
UFMT ofertará vagas específicas para egressos de escolas estaduais quilombolas

Visando à inclusão e o acesso ao ensino superior, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prepara para o ano letivo de 2017 o primeiro vestibular específico para estudantes quilombolas do estado. Serão 100 vagas disponibilizadas e distribuídas por todos os cursos ofertados na instituição.

O processo seletivo é fruto de uma política instituída pelo Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (Proinq), idealizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT. Em Mato Grosso, cinco municípios recebem a educação quilombola, frente trabalhada pela Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT).

De acordo com Admilson de Assunção, da coordenadoria de Diversidades, 192 alunos quilombolas cursaram o 3º ano do Ensino Médio em 2016. A expectativa é de que todos participem do processo seletivo, além daqueles que já concluíram os estudos e não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino superior.

A maior demanda está no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Só na escola quilombola Verena Leite de Brito, são 136 estudantes que cursaram o 3º ano em 2016.

O Proinq será coordenado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), que será responsável pelo processo seletivo diferencial e pela gestão das vagas durante o período. Os estudantes podem se inscrever em 106 cursos de graduação ofertados pela UFMT.

O edital está em fase de preparação. Mais informações sobre o vestibular serão divulgadas no decorrer dos próximos dias. A expectativa é de que a prova ocorra um mês antes do início do ano letivo de 2017 da instituição.