Entenda o que é Netnografia

por GazetaMT

05 de Dezembro de 2017, 08h11

Entenda o que é Netnografia
Entenda o que é Netnografia

Em tempos de coleta de dados, o nosso comportamento na web também é sinônimo de dinheiro. E áreas ligadas ao marketing, varejo e mercado financeiro estão de olho em vocês através da netnografia.

Este método de analise mercadológica que utiliza informações disponíveis publicamente em ambiente digital serve para compreender melhor as necessidades do consumidor.

Pode parecer distante de você,  mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam a netnografia como ferramenta para gerar estratégias de futuro ao entender seu público alvo e assim influenciar suas escolhas na quando compra na internet.

Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise do seu comportamento através da netnografia.

E mesmo quando tem bots, antes de existir essas ferramentas foram alvo de pesquisas netnograficas na busca por vantagens mercadológicas e depois foram inventadas.

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que uma mineração de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro.  É um método bastante sofisticado, que utiliza pesquisas qualitativas de ultima geração.

Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo; certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porquê do nosso consumo no universo digital.

Além disso, é com a netnografia que estabelecemos o significado e a imagem de uma marca, adequamos a comunicação de um produto ao seu território, e produzimos insights e tendências que provavelmente você e eu estaremos usando daqui a 4 anos.

Não importa de que geração você seja, certamente em ambiente digital haverá um nicho de mercado focado em você com o objetivo de incentivar seu consumo, mas também de fazer com que você encontre mais pessoas que tenham culturas, hábitos e valores parecidos com os seus, afim de lhe integrar dentro de uma tribo, com direito a um universo feito para você.

Ah!!!! Belicosa, isso não me pega! Sou analógico como meus avós. Ok! Cara pálida, mas, se você ou seu avô tem wi-fi, saiba que estão sendo observados por alguém que pode oferecer oportunidades únicas de se atualizar, consumir e de encontrar sua turma através da netnografia.

Imagine que somos um texto sofisticado circulando pela internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital e produzir soluções que gostaríamos de ter  a partir dos nossos dados.

A netnografia  é mais do que uma pesquisa ou monitoramento. É a oportunidade que temos de aliar a ciência e análise qualitativa às nossas vidas, e fazer com que ambientes de trabalho, produtos, e até as relações humanas sejam mais a nossa cara. Pense Nisso!

 

 

 

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em comportamento digital e netnografia