ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Em coletiva, Botelho anuncia reunião com governo para ajudar hospitais

Governo vai receber representantes nesta quinta-feira no Palácio Paiaguás

por GazetaMT

17 de Agosto de 2017, 07h37

Em coletiva, Botelho anuncia reunião com governo para ajudar hospitais
Em coletiva, Botelho anuncia reunião com governo para ajudar hospitais

O governador Pedro Taques (PSDB) vai receber os representantes dos hospitais filantrópicos nesta quinta-feira (17.08), às 18 horas, no Palácio Paiaguás. A reunião foi intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), a pedido dos gestores hospitalares que recorreram ao presidente para conseguir solucionar a falta de repasses do governo a esses hospitais, que já acumulam déficit de R$ 12,7 milhões e podem fechar as portas nos próximos dias.

Botelho, que recebeu na última segunda-feira (14.08), os gestores Flávia Silvestre, Duilio Maiolino e Zoraida Hanna, do Hospital Geral Universitário, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Santa Helena, respectivamente, todos credenciados pelo Sistema Único de Saúde, pediu ao governador a reunião para que, juntos, possam solucionar o problema e evitar que milhares de pacientes fiquem sem atendimento médico.

"Levei a preocupação ao governador, que imediatamente pediu para marcar a reunião com eles [gestores] e determinou que fosse feito um levantamento que deverá ser apresentado amanhã. O governador entendeu que o Estado precisa dos serviços desses hospitais filantrópicos. E a negociação está em andamento. Vamos continuar trabalhando com esses hospitais que prestam serviços seculares para Mato Grosso, como a Santa Casa", disse Botelho.

Um dos apontamentos, que afeta vários hospitais filantrópicos do Brasil se refere à defasagem da tabela do SUS, que não cobre os custos do paciente e faz com que muitos deles estejam fechando. Botelho chamou a atenção dos deputados federais para que debatam o problema para que a tabela do SUS seja atualizada. "Nossos deputados federais precisam trabalhar nessa negociação, pois o repasse conforme a tabela atual não cobre as despesas, se não houver uma participação do município e estado eles não conseguem trabalhar. É preciso rever isso!", disse o presidente Botelho, que estava acompanhado do presidente da Santa Casa, Antônio de Oliveira Gonçalves Preza e do líder do governo na ALMT, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

A princípio a reunião seria hoje, mas a pedido do próprio governo foi transferida para esta quinta-feira. "Todos os hospitais estão em dificuldades financeiras. Por isso, procuramos o deputado Botelho na segunda-feira para intermediar a negociação porque não estávamos conseguindo agendar com o governador. Por isso, não apertamos a paralisação nesta terça-feira, que está suspensa até esperar uma solução. Estamos tendo um encaminhamento favorável", explicou Preza. Algumas unidades já suspenderam serviços de obstetrícia e pronto atendimento de pediatria e leitos de retaguarda.