Epidemia

Produção de carne suína da China cai 5,5% no 1º semestre em meio a surto de peste

O número de animais abatidos no primeiro semestre chegou a 313,46 milhões de cabeças, informou o departamento de estatísticas do país.

por Por Reuters

15 de Julho de 2019, 13h57

Produção de carne suína da China cai 5,5% no 1º semestre em meio a surto de peste
Produção de carne suína da China cai 5,5% no 1º semestre em meio a surto de peste

China produziu 24,7 milhões de toneladas de carne de porco nos primeiros seis meses de 2019, uma queda de 5,5% em relação ao ano anterior, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas, em meio a uma epidemia de peste suína africana.

Os analistas ficaram surpresos com a queda na produção da proteína, que mostrou que o ritmo do declínio pouco mudou dos 5,2% do primeiro trimestre, mesmo com a disseminação da febre suína para todas as províncias da China.

"É muito menor do que o esperado", disse Feng Yonghui, analista-chefe do portal industrial Soozhu.com. "A diferença entre isso e o declínio no rebanho de suínos é muito grande."

Feng disse que a produção de carne suína deve ter diminuído em mais de 10%.

O número de suínos abatidos no primeiro semestre caiu 6,2%, para 313,46 milhões de cabeças, informou o departamento de estatísticas.

A peste suína africana não é prejudicial aos seres humanos, mas mata quase todos os porcos que infecta.

 

Números conflitantes

 

O rebanho de suínos da China --o maior do mundo-- caiu 15% em relação ao ano passado, para 347,61 milhões de cabeças, disse o departamento, já que os porcos morreram com o vírus e os agricultores se abstiveram de investir nas criações.Dados oficiais, no entanto, mostram números conflitantes sobre o tamanho do declínio das criações.

Números do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, mostraram que o rebanho encolheu 25,8% em junho ante o ano anterior, com o número de porcas caindo 26,7%. O ministério não publica o número total de porcos.

 

Preços atrativos

 

Os preços do suíno vivo permaneceram estáveis ??durante boa parte do segundo trimestre, mas começaram a subir no início de junho, disse Feng.

Os preços médios atingiram 17,8 iuanes (2,59 dólares) por quilo, acima dos 14,2 iuanes no final de maio.

Os preços de suínos no varejo atingiram 26,45 iuanes por kg na última semana de junho, alta de 33% no ano, de acordo com dados semanais do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, mas ainda longe do recorde de 31,56 iuanes em junho de 2016.

O aumento dos preços da carne suína está impulsionando os preços de outros alimentos.

Pequim pediu aos produtores de frango que aumentem a produção para ajudar a amenizar a queda na produção de carne suína.

A produção de carne de frango aumentou 5,6% nos primeiros seis meses, enquanto a produção de carne bovina aumentou 2,4% e a produção de carne de cordeiro aumentou 1,4%, disse o departamento.

A produção total de carnes, incluindo suínos, bovinos, ovinos e aves, caiu 2,1% no primeiro semestre, para 39 milhões de toneladas.