A espiritualidade Quaresmal

por Pe. Josivan Calixto de Arruda – Coord. Diocesano de Pastoral da Diocese de Primavera do Leste

23 de Março de 2017, 15h17

A espiritualidade Quaresmal
A espiritualidade Quaresmal

A Igreja católica, em sua missão evangelizadora e vivência sacramental, tem sua caminhada eclesial marcada pelo dinamismo da ação litúrgica, onde se expressa o forte sinal de comunhão, que tem sua culminância  com e  no Mistério Pascal: Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

 

É um tempo de fortes apelos vindos de realidades que nascem de nossas experiências, de nossas relações pessoais, familiares, sociais e outras tantas em nossa vida e missão. Ao longo do tempo quaresmal, temos expressões marcantes, vividas e celebradas, junto a piedade popular, que em suas práticas de piedade, exercícios espirituais, expressões devocionais, nos ajudam a uma participação sacramental no Mistério da morte e ressurreição de Jesus. É, um período em que o convite à conversão é fortemente anunciado em todas as celebrações e encontros neste tempo que chamamos de quaresma

Este é um momento oportuno para nos reconciliarmos com Deus, e com nossos irmãos e irmãs, praticando obras de caridade e misericórdia, levando uma vida mais intensa de oração e olhando mais para dentro de nós mesmos, antes de olharmos as falhas e os defeitos dos outros. Também, devemos tirar de nosso coração tudo quanto não nos faz bem. Isto nos foi proclamado em uma das leituras da quarta-feira de Cinzas, (Início da Quaresma) quando ouvimos do profeta Joel: "Rasgai não vossas vestes, mas vossos corações".

A cada ano, a Igreja neste período nos propõe a "Campanha da Fraternidade", sempre celebrada e refletida durante a Quaresma, com intuito de nos ajudar a despertar para uma consciência e abrir-nos os olhos diante de realidades que ferem nossos povos - nossa nação brasileira. Já são mais de 50 anos que esta Campanha da Fraternidade tem sido uma voz profética da Igreja junto à sociedade em suas diferentes dimensões e instituições. Neste ano de 2017, a CF, nos traz o seu tema e lema em continuidade ao que celebramos e refletimos no ano passado sobre a "Casa Comum". Neste ano temos como Tema: "FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA" e o Lema: "CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO" (Gn 2,15).

Mediante esta proposta da Campanha da Fraternidade, o Papa Francisco manifestou seu apoio e sua comunhão com tamanha causa em prol da Criação e nos diz: "Desejo me unir a vocês na Campanha da Fraternidade... lhes animando a ampliar a consciência de que o desafio global, pelo qual toda a humanidade passa, exige o envolvimento de cada pessoa juntamente com a atuação de cada comunidade local, como aliás enfatizei em diversos pontos na Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado de nossa casa comum. O Criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza".

Portanto como objetivo geral desta Campanha da Fraternidade, devemos: "Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho".

Em Jesus Cristo, o Missionário do Pai, desejo a todas e todos uma feliz e abençoada caminhada Quaresmal, rumo a Páscoa da Ressurreição.

Pe. Josivan Calixto de Arruda - Coord. Diocesano de Pastoral da Diocese de Primavera do Leste.