ESTABILIDADE

Desempenho do frango vivo na segunda semana de novembro

O mercado segue firme. E o preço, estável

por AviSite

13 de Novembro de 2017, 10h04

Desempenho do frango vivo na segunda semana de novembro
Desempenho do frango vivo na segunda semana de novembro

Tanto no interior paulista como em Minas Gerais as ofertas de aves vivas continuam extremamente ajustadas à demanda, sem excedentes. Mas isso não tem sido suficiente para elevar a cotação vigente, que permanece inalterada em R$2,70/kg desde 23 de outubro passado, portanto, há três semanas.

O que agora força o alongamento dessa estabilidade é a fraca demanda, não a oferta - que, segundo dados do próprio setor, recuou em relação a meses anteriores. E uma indicação nesse sentido vem dos preços do frango abatido comercializado no atacado da cidade de São Paulo.

Um mês atrás, nesta mesma época, a ave abatida atingia a maior cotação já registrada em 2017 (base: frango resfriado, no Grande Atacado paulistano). E embora alcançasse apenas 80% do valor médio de outubro de 2016, registrou no mês o melhor desempenho do ano.

Isso não vai se repetir em novembro. Aliás, pela primeira vez desde agosto passado, o pico de preços será inferior ao pico observado no mês anterior. Porque, sem ter atingido a cotação de outubro último, desde a semana passada o frango abatido vem registrando pequenos, mas contínuos, decréscimos de preço.

É verdade que em novembro o mercado ainda pode apresentar surpresas, pois, por exemplo, parte dos trabalhadores empregados recebe no mês a primeira parcela do 13º salário. Mas, tudo indica, o preço médio do frango abatido dificilmente repetirá o bom desempenho do mês passado.

Quanto ao frango vivo prevalece a tendência de manutenção da atual cotação, sem qualquer nova alteração no restante do mês. Como, aliás, ocorreu em novembro de 2016.