ESTADO PRODUTOR

Governador Pedro Taques defende qualidade da carne de Mato Grosso

Chefe de Estado garantiu que selo Imac sobra impactos da operação Carne Fraca

por GazetaMT

20 de Março de 2017, 07h46

Governador Pedro Taques defende qualidade da carne de Mato Grosso
Governador Pedro Taques defende qualidade da carne de Mato Grosso

Ontem, 19, o governador do Estado, Pedro Taques -PSDB, resolveu se pronunciar ante os mais recente escândalo deflagrado pela Polícia Federal -PF. A Operação Carne Fraca pôs em xeque um dos principais setores da economia, deixou dúvidas e receio quanto a qualidade da carne produzida e consumida dentro e fora do país e, de quebra, impactou direta ou indiretamente em Mato Grosso, detentor do maior rebanho bovino do território brasileiro.

Taques começou seu pronunciamento frisando que nenhum frigorifico de Mato Grosso acabou denunciado. Rebateu, ainda, o que chamou de generalização. "Dos mais de 4 mil frigoríficos que nós temos no Brasil 0,3% estão envolvidos na investigação e nenhum desses é do Estado de Mato Grosso", disse.

Na avaliação do chefe de Estado, a operação Carne Fraca pode, em curto espaço, prejudicar o mercado de venda da carne em Mato Grosso mas, garantiu que o impacto será amenizado. Um dos alicerces de sua argumentação é o mais recente selo criado e fomentado: o Instituto Matogrossense que mede a qualidade da carne produzida, o Imac.

"O Instituto Mato Grosense da carne - IMAC - é o sexto a ser criado no mundo, ele trata da rastreabilidade, da certificação do nosso gado bovino. Não é por acaso que o Carrefour, uma grande rede de supermercado, vai comprar carne de Mato Grosso". Afirmou o chefe do executivo.

Está prevista para hoje, 20, uma reunião no Palácio Paiaguás entre o governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Desenvolvimento Ricardo Tomczyk e o presidente do Imac, Wagner Bacchi , para receber os representantes de toda cadeia produtiva e discutir a repercussão da operação carne fraca.  Diante das consequências desta operação, o governador vê a necessidade de um esclarecimento ao cidadão consumidor.

"Nós temos que dizer ao cidadão consumidor que é preciso ficar atento mas, não caia em informação desencontrada. O nosso gado é de boa procedência e os nossos frigoríficos estão fora desta lista e vamos continuar conquistando mercados e dando qualidade e segurança para o cidadão consumidor", garantiu o governador.