ETAPA NACIONAL

Mais de 80 alunos representam MT nos jogos escolares

Uma delegação formada por 100 integrantes representará Mato Grosso na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza

por GazetaMT

02 de Setembro de 2015, 14h29

Mais de 80 alunos representam MT nos jogos escolares
Mais de 80 alunos representam MT nos jogos escolares

Uma delegação formada por 100 integrantes representará Mato Grosso na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude que acontece em Fortaleza (CE). São mais de 80 atletas de nove modalidades, com técnicos da área, três oficiais, um fisioterapeuta, um jornalista e o chefe da delegação.

O embarque aconteceu na manhã desta quarta-feira (02.09) e as competições começam na quinta-feira (03.09) e vão até o dia 12 de setembro. São competidores da categoria B que compreende idade entre 12 e 14 anos. A competição tem abrangência nacional e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país.

Nas seletivas municipais e estaduais participaram mais de dois milhões de atletas de cerca de quatro mil cidades. Já a fase nacional, segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do evento desde 2005, cada faixa etária reúne cerca de quatro mil atletas dos 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal.

O embarque aconteceu na manhã desta quarta-feira (02). Foto - AssessoriaOs atletas de Mato Grosso são de diversas cidades, algumas delas específicas de um tipo de modalidade. De Santa Carmem e Cuiabá, por exemplo, estão os melhores do tênis de mesa. De Sorriso, Paranatinga e da Capital, vem os representantes de luta olímpica.

Primavera do Leste tem cinco representantes da modalidade badminton (peteca com raquete), sendo um deles técnico. Outras cidades como Nossa Senhora do Livramento, Carlinda, Pontes e Lacerda, Araputanga, apresentam os competidores de atletismo. Os atletas do ciclismo são de Tangará da Serra. Nova Mutum, Sapezal, Sinop e Cuiabá, tem os representantes da natação.

A maioria dos atletas do judô é de Campo Verde, mas a modalidade também é representada por Primavera do Leste e Cuiabá. Os únicos dois do xadrez são da capital e serão acompanhados por um técnico da modalidade. As quatro meninas que representarão Mato Grosso na ginástica rítmica são de Sinop.

Os representantes foram selecionados nos jogos estaduais que aconteceram em Sorriso e Primavera do Leste este ano. "Só o judô teve uma seletiva em campeonato à parte", explicou Arnaldo Ramos Junior, técnico de Desenvolvimento Social da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Os jogos em Fortaleza estão divididos em duas etapas. A individual acontece entre os dias 03 e 07 e a etapa da coletiva, com handebol, futsal, basquete e vôlei, será entre os dias 07 e 12 de setembro.

Além das competições os jovens atletas poderão participar de outros eventos que acontecem paralelamente. São atrações que tem como objetivo atrair jovens de todo o país aos valores olímpicos e aos benefícios da prática de esportiva.

Categoria A

Os atletas que tem entre 15 e 17 anos disputam a categoria A dos Jogos Escolares, que serão realizados em Londrina, no Paraná, entre os dias 12 e 21 de novembro.

As competições são uma vitrine e revelam atletas de alto rendimento. Muitos acabam seguindo carreira profissional.