excesso de peso

Mais de 1,5 mil veículos com excesso de carga são flagrados na BR-163

Fiscalização acontece no posto de pesagem no km 108, em Rondonópolis, inaugurado em 01 de outubro

por GazetaMT

19 de Outubro de 2018, 09h27

Mais de 1,5 mil veículos com excesso de carga são flagrados na BR-163
Mais de 1,5 mil veículos com excesso de carga são flagrados na BR-163

Em operação desde 1º de outubro, o Posto de Pesagem Veicular na BR-163 flagrou 1.560 veículos de carga trafegando com excesso de peso. O número representa 11,4% do total de mais de 13,6 mil aferidos na unidade. Responsável pela fiscalização, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu 184 autos de infração aos condutores flagrados com excesso de peso nos veículos. A unidade foi construída pela Rota do Oeste no km 108, em Rondonópolis.

O diretor de Operações da Concessionária, Fernando Milléo, avalia que os dados iniciais da operação do posto comprovam que o transporte de carga em excesso é frequente na BR-163. Segundo ele, além do risco à segurança dos motoristas que dirigem um veículo acima do peso permitido, a ação também prejudica as condições do pavimento.

"Se levarmos em consideração que a época do escoamento da produção ainda não começou, a tendência é que a taxa de veículos com peso em excesso seja maior nos próximos meses", destaca Milléo.

Conforme dados da Rota do Oeste, o tipo de excesso de carga mais flagrado foi o por eixo. Ao todo, o posto registrou 126 toneladas a mais distribuídas nos veículos nas duas primeiras semanas de outubro. Já o excesso no Peso Bruto Combinado (PBT) foi de 66 toneladas.

"Há casos em que o veículo está transportando no limite de peso permitido, mas quando verificada a distribuição da carga, constata-se o excesso por eixo. Nestas situações, o condutor é orientado a realizar o transbordo da carga, o que garante o equilíbrio do produto no veículo", explica o diretor de Operações.

Durante os primeiros dias de fiscalização, atuou no posto de pesagem de Rondonópolis a equipe técnica da ANTT da regional Centro Norte e profissionais de outras unidades do país que trabalham com postos em rodovias.

Fiscalização - Construído pela Rota do Oeste, o Posto de Pesagem Veicular conta com duas balanças aferidas e aprovadas pelo Inmetro e ANTT. Na primeira, a 'seletiva', a fiscalização é dinâmica e não há necessidade de parada pelo motorista. Por meio de sensores localizados às margens da pista, a quantidade de carga transportada é pesada, conforme o modelo do veículo e sua capacidade. Caso seja identificada a possibilidade de sobrepeso, é emitida sinalização específica e o condutor orientado a direcionar-se para a segunda balança, que efetuará a medição do peso exato do veículo.