EXPECTATIVA

Safra de soja deve chegar a 107,6 milhões de toneladas

Porém os resultados recordes de 2016/2017 não devem se repetir

por Redação com SFAgro

08 de Dezembro de 2017, 08h44

Safra de soja deve chegar a 107,6 milhões de toneladas
Safra de soja deve chegar a 107,6 milhões de toneladas

Em sua revisão de expectativa de safra de dezembro, a INTL FCStone trouxe uma elevação da estimativa para a safra de soja 2017/2018, cuja produção passou de 106,1 para 107,6 milhões de toneladas, um aumento de 1,4%.

"Essa melhora nas perspectivas para esta safra, cujo plantio está sendo finalizado, decorreu de revisões em números de produtividade. Após o atraso das chuvas no início do ciclo, as condições climáticas estão, no geral, favoráveis, gerando otimismo em relação ao possível resultado do cultivo", diz a Analista de Mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Safra de soja e milho

Após os atrasos no plantio da safra de soja, há expectativas de que a área plantada com o milho de inverno não se mantenha, em meio ao contexto doméstico que ainda é de disponibilidade muito elevada, o que tem pesado sobre os preços. A janela de plantio da safrinha deve ficar mais apertada, com parte da cultura sendo semeada fora do melhor período, ficando sujeita a um maior risco climático, o qual já é mais elevado no inverno. Com isso, também são esperados investimentos menores nas lavouras e uma produtividade também mais baixa.

Safra de verão de milho

Para a safra de verão de milho, a INTL FCStone trouxe uma leve queda da produção, que ficou em 23,4 milhões de toneladas, com mais um pequeno corte da área plantada. "Assim como para a soja, o clima tem estado bastante positivo e não são esperados, pelo menos por enquanto, maiores problemas", diz Ana Luiza. "De qualquer maneira, como não se estima a mesma produtividade do ciclo 2016/2017, o recuo da produção deve ser bastante significativo, mesmo sem adversidades climáticas". Com relação ao milho safrinha, em sua primeira estimativa para o ciclo 2017/2018, a consultoria espera uma queda de 5,8% frente ao recorde alcançado em 2017, apostando que a produção do ciclo atual atinja 63,5 milhões de toneladas.

Oferta e demanda

Com as exportações de soja muito aquecidas em 2017, já tendo ultrapassado 65 milhões de toneladas, os estoques iniciais da safra de soja 2017/2018 devem ficar um pouco mais reduzidos, considerando embarques em 66,5 milhões de toneladas neste ano.

"Esse cenário, aliado a uma produção menor em 2018 e a um consumo que deve continuar aquecido, destacando a adoção da mistura de 10% de biodiesel no diesel (B10) já em março próximo, deve resultar em um balanço mais restrito da oleaginosa", diz a Analista da INTL FCStone quanto aos estoques finais.

Já no caso do milho, mesmo com as expectativas de uma safra menor no ciclo 2017/2018, totalizando 86,9 milhões de toneladas, as perspectivas apontam para um balanço muito folgado, com estoques elevados, diante do cenário de oferta mundial ampla. "Esse cenário pode eventualmente mudar caso haja algum problema na safra do cereal, principalmente no cultivo de inverno, resultando em uma oferta menor", afirma o grupo, em relatório.