Exposição

Modernistas Brasileiros são destaque no Museu de Artes de Mato Grosso

Com aproximadamente 40 gravuras, a exposição é uma verdadeira aula de história e arte

por GazetaMT

24 de Outubro de 2014, 07h59

Modernistas Brasileiros são destaque no Museu de Artes de Mato Grosso
Modernistas Brasileiros são destaque no Museu de Artes de Mato Grosso

Já teve a oportunidade de ver de perto uma obra de Tarsila do Amaral? E de Cícero Dias? Até dia 21 de novembro o Museu de Artes de Mato Grosso apresenta a exposição "Modernistas Brasileiros", com obras inéditas de sete artistas importantes para o movimento modernista no Brasil. Com aproximadamente 40 gravuras, a exposição é uma verdadeira aula de história e arte.

As obras foram confiadas à Secretaria de Estado de Cultura pelo Banco do Brasil em 1995 e, desde então, não há registro de exposição desses exemplares, conta a diretora do museu, Viviene Lozi, o que faz da exposição ainda mais especial. As obras de Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral podem ser apreciadas no piso superior do Museu.

As peças compõem o acervo do Museu de Arte de Mato Grosso desde 2009, que hoje conta com aproximadamente 300 obras de artistas locais e nacionais. De acordo com Viviene, com um acervo deste porte o Museu possui uma reserva técnica suficiente para realizar diferentes exposições. Além disso, a meta da direção do museu é trazer para Mato Grosso exposições temporárias pelos menos duas vezes ao ano.

Enquanto no piso superior estão as obras dos modernistas, no piso térreo o visitante pode conhecer um pouco mais sobre as obras e os artistas mato-grossenses, além do próprio museu que é uma atração à parte por ter sido a residência oficial dos governadores de Mato Grosso entre as décadas de 40 e 80, explica o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates. "É um espaço que chama a atenção pela arquitetura e pela história que carrega".

O Museu de Arte de Mato Grosso não fecha para o almoço, nem nos fins de semana, e conta com monitores para guiar as visitas. Assim é uma oportunidade de lazer e cultura para quem costuma passar pelo centro histórico de Cuiabá ou quer aproveitar o fim de semana para conhecer mais sobre história e arte. Escolas e universidades da Capital ou do interior também são convidadas a agendar visitas.