Exposição

Museu de Arte de Mato Grosso expõe oratórios de séculos passados

Os pequenos retábulos foram retirados dos altares da antiga Catedral de Cuiabá, Igreja do Rosário e também são fruto de doações

por GazetaMT

28 de Janeiro de 2015, 15h08

Museu de Arte de Mato Grosso expõe oratórios de séculos passados
Museu de Arte de Mato Grosso expõe oratórios de séculos passados

Dez oratórios integram a mostra especial a partir desta sexta-feira (30), às 9 horas, no Museu de Arte Sacra. Dentre as peças expostas até o dia 5 de março, figuram obras que pertenciam à antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968. Outras peças vieram da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito, além de algumas doações.

Os pequenos retábulos de uso particular são permeados por características diversas quanto à pintura, formato, detalhe de talha e até mesmo quanto aos objetos sobrepostos internamente, a exemplo das imagens e crucifixos. Originárias dos séculos 18, 19 e 20, são entalhados ou envidraçados e lembram os altares reservados para os relicários.

Entre os destaques, um oratório da Antiga Catedral, do século 20, em madeira recortada, entalhada nas colunas e vidro de cristal. De acordo com a gestora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Tulasi Santos, as peças primam pela beleza e riqueza de detalhes.

"Além de estarem intrinsecamente ligados à religiosidade, há uma atmosfera espiritual de consagração das imagens, eles chamam a atenção pela enorme beleza. A apreciação dessas obras nos leva a tempos remotos e são um ótimo instrumento para uma incursão rumo à história da arte", revela Tulasi. O "Oratório de Salão", a exemplo, mede 1,59 cm de altura tem formato retangular, em que a parte superior possui entalhe simples e com uma cruz romana, seu interior é revestido com papel policromado.

Tulasi destaca que durante o mesmo período da exposição será oferta à oficina - "A ARTE DE FAZER ORATÓRIOS", em que o visitante do Museu poderá confeccionar seu próprio Oratório, com materiais reciclados. Essa oficina será realizada no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso nos dias 14, 21 e 28 de Fevereiro (sábado), às 14h. Para participar, o interessado deve fazer a inscrição pelo blog do MASMT (museudeartesacramt.blogspot.com).  Vale ressaltar, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães.