FEBRE AMARELA

Alerta chega a Rondonópolis com o primeiro caso na região

Macaco infectado foi encontrado há 30 km, em São José do Povo

por

26 de Abril de 2017, 17h42

Alerta chega a Rondonópolis com o primeiro caso na região
Alerta chega a Rondonópolis com o primeiro caso na região

Uma equipe, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e a de Meio Ambiente, anunciou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 26, a confirmação do primeiro caso de febre amarela, encontrada em um macaco morto dentro do município vizinho, São José do Povo. O caso só foi confirmado hoje e a secretária Izalba Diva Albuquerque diz que a população deve ser alertada.

Secretária de Saúde Izalba Diva Albuquerque. Foto - Luan Dourado/GazetaMT"Tomamos todas as providências cabíveis, desde a bateria de testes no animal encontrado morto, a rapidez em comunicar a Secretaria do Estado de Saúde e o Ministério. Isso tudo para garantir que possamos imunizar a população e proteger os rondonopolitanos de uma epidemia", disse a secretária Izalba.

Além da criação de um grupo de trabalho específico para trabalhar a situação, Izalba garante que já nos próximos dias devem chegar mais 40 mil doses da vacina contra a febre amarela.

A gerente de saúde coletiva, Geraldina Ribeiro Silva, disse na coletiva que mensalmente o município recebe 3,5 mil doses, que são aplicadas em crianças a partir dos nove meses de idade e em pessoas que viajam para área de risco. "Hoje o Ministério da Saúde garante que com uma dose o ser humano está imunizado. Como muitas pessoas mantém a vacinação em dia, somente parte da população deve procurar as unidades de saúde em busca da vacina".

A secretária nomeou Magda Rosa como coordenadora de educação e vacinação contra a febre amarela, dentro da equipe montada especialmente para cuidar das ações. "Precisamos agir com eficiência mas, apesar da situação de alerta, queremos tranquilizar a população. Tudo está sendo feito para evitar qualquer problema". Magda lembrou ainda que o pedido de doses foi feito e que os lotes devem chegar nos próximos dias.

Já a gerente de ações programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, afirma que hoje o estoque de vacinas é baixo, não deve passar de 500 doses. "Como recebemos mensalmente, nos últimos dias estamos sempre com poucas doses. Mas recomendamos a todos que olhem em seus cartões de vacinas, quem já foi imunizado uma vez, não precisa mais receber a vacina. Além disso em breve estaremos recebendo as doses do Ministério da Saúde".

Já o secretário de Meio Ambiente, João Fernando Copetti fez outra recomendação. "Não podemos achar que o macaco é o vilão da situação. Devemos lembrar que o animal é quem nos dá o alerta e quando um aparece morto, a orientação é que chame a secretaria de Saúde, para que passe pelos exames necessários. Agora, mais do que nunca, é hora de manter os quintais limpos e evitar a procriação do aedes aegipty, que é o transmissor também da febre amarela".

A equipe montada pela Saúde comunicou ainda que vai aproveitar a mobilização que está sendo feita para a vacinação contra a Influenza I e agilizar a imunização contra a febre amarela.