FORA DE CAMPO

União será julgado no TJD e tem classificação ameaçada no estadual

Segundo denúncia, o Colorado escalou dois jogadores em situação irregular e clube pode sofre rebaixamento histórico

por EMERSON DOURADO

30 de Março de 2017, 15h10

União será julgado no TJD e tem classificação ameaçada no estadual
União será julgado no TJD e tem classificação ameaçada no estadual

Com término da fase de classificação, os torcedores mato-grossenses conheceram os quatro finalistas, Sinop e Luverdense pelo grupo A e Cuiabá e União no grupo B. A sequencia seria os jogos das semifinais, mas uma denúncia do Dom Bosco acatada pelo Tribunal de Justiça Desportiva pode mudar este cenário e o Azulão entrar no lugar do União, sob a alegação do Colorado ter escalado dois atletas em situação irregular.

Kauan(esq) e Calado, segundo denúncia do Dom Bosco estariam jogando de forma irregular desde o início do campeonato estadual Foto: Arquivo/GazetaMT

Nesta quinta-feira, 30, o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva, Maurício Magalhães Farias Neto, deu andamento na denúncia e condenou o União Esporte Clube a perda de 37 pontos, além de uma multa de R$ 10 mil. No entendimento do procurador do TJD, o União jogou todas as partidas da fase de classificação de forma irregular, dos 37 pontos de punição, 21 seriam por conta da irregularidade e 17 seriam os conquistados pelo time.

Documento TJD-MTA intenção do Tribunal de Justiça Desportiva era julgar o processo, em uma sessão extraordinária até sexta feira(31), mas esbarrou em prazos legais que devem ser respeitados, o julgamento só ocorreria caso o União aceitasse, o que foi prontamente rechaçado pelo presidente Edicarlos Olegine, que terá 72 horas para que o departamento jurídico do clube tome conhecimento após a notificação oficial do TJD.

Sobre o caso de atletas escalados irregularmente, a diretoria do União apenas se pronunciou que aguarda a notificação oficial do Tribunal de Justiça Desportiva, para que a partir daí tomem as medidas cabíveis. A tendência é que o julgamento ocorra na terça-feira(04), desta forma a primeira partida da semifinal entre União e Sinop que estava marcada para domingo(02) também sofrerá alteração em sua data.

Caso o União seja condenado pelo TJD, além da perda da classificação para as semifinais e  da vaga da série D do ano que vem, o clube seria rebaixado para a segunda divisão e seria um fim catastrófico para um campeonato que começou de forma promissora. E no lugar do União nas semifinais entraria o terceiro colocado do grupo B, no caso o próprio Dom Bosco que realizou a denúncia.

Entenda o caso

Na denúncia do clube cuiabano acatada pelo TJD, dois atletas do Colorado jogaram de forma irregular, Calado e Kauan foram expulsos em partida válida pelo estadual do ano passado, quando o meia defendia as cores do Sinop e pegaram dois jogos de suspensão, pena imposta pelo próprio TJD-MT. Ainda segundo a denúncia do Azulão, tanto Calado quanto Kauan teriam cumprido apenas um jogo da pena. Assim deveriam “pagar” a punição no atual campeonato, o que não ocorreu.