“FORA TEMER”

Contra as reformas, movimento grevista toma as ruas de Rondonópolis

Entidades sindicais, movimento estudantil e sociedade organizada conduziram protestos rumo à Praça Brasil

por Reportagem: Robson Morais / Fotos: Luan Dourado

28 de Abril de 2017, 10h47

Contra as reformas, movimento grevista toma as ruas de Rondonópolis
Contra as reformas, movimento grevista toma as ruas de Rondonópolis

Sob os gritos de golpista, "Temer" queima na Praça Brasil

O movimento grevista organizado em todo o Brasil nesta sexta-feira, 28, contra as Reformas Trabalhista e da Previdência propostas pelo atual governo de Michel Teme -PMDB, ganhou as ruas também de Rondonópolis. Entidades sindicais, partidos políticos de oposição, movimento estudantil e sociedade organizada caminharam pela região central rumo à Praça Brasil, ponto principal do protesto. O ato foi marcado pela simbólica queima do boneco em representação ao presidente da República.

Rondonópolis

Em Rondonópolis, o ato foi o maior já registrado. O número oficiaisl  departicipantes não foi divulgado. A estimativa é de mais de 2 mil pessoas. A caminhada se iniciou na porta da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social -INSS e seguiu pela Avenida Fernando Correia da    Costa rumo à Praça Brasil.

Almir AraújoSob os gritos de "golpista", um boneco com o rosto de Temer foi queimado no centro da praça. "Foi uma manifestação grande. Os estudantes vieram. A sociedade sabe que não podemos deixar de lutar pelos direitos que o governo quer nos tomar, pois estamos sendo maltratados. Hoje atingimos nosso objetivo e, bem como nas principais capitais do Brasil, mostramos que o povo daqui está acordado", disse Almir Araújo, do Sindicato dos Bancários de Rondonópolis e Região.

Lúcia Helena Pires dos SantosLucia Helena Pires dos Santos, de 60 anos, também participou do ato. "Tenho 60 anos e ainda trabalho. Ainda estou tentando me aposentar. Uma pessoa como eu, que trabalhou a vida inteira, mas nem sempre de carteira assinada sabe o quanto é difícil. Mas hoje também estamos aqui pelo futuro, pelos nossos filhos, pelos nossos netos. É neles que a gente pensa", disse.

Pelo Brasil

Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou em Brasília o texto da Reforma Trabalhista e encaminhou o projeto para o Senado. A Reforma da Previdência tem previsão de votação no início de maio. Contra as medidas, as mobilizações pararam algumas das principais capitais do país. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília, linhas do metrô e demais serviços de transporte público, incluindo aeroportos, tiveram os serviços interrompidos. O comércio também não funcionou por completo.

Em Cuiabá também houve protesto. Linhas de ônibus não funcionaram. A concentração maior ocorreu na Praça Ipiranga. Nas  rodoviaBR-163, na saída sul do Município de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), representantes do Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran) fecharam os dois sentidos. Após o ato, o trecho, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, foi liberado.